Vídeos

Visitas

terça-feira, 12 de julho de 2011

APIME participa da Oficina de Planejamento daa APA de Guadalupe

A APIME participou no dia 08 de julho da Oficina de Planejamento – Revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental APA de Guadalupe (APA – Área de Preservação Permanente é uma categoria de Unidade de Conservação).
A APA de Guadalupe fica localizada no litoral sul do estado de Pernambuco ocupa uma área de 44.799 ha, sendo 32.135 ha de área continental e 12.664 ha de área marítima, compreendendo os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Tamandaré. Possui uma diversidade de ecossistemas, que abrange mata atlântica, estuários, manguezais e bancos de corais. Localizada no litoral sul do estado de Pernambuco abrange em sua extensão áreas de mata atlântica, restinga, manguezal e a Reserva Biológica de Saltinho – REBIO - Saltinho (sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes).
Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - PE está inserida na área da APA de Guadalupe

Vista aérea da Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - PE

A participação da APIME teve como objetivo inserir nas discussões e no planejamento das ações da APA a meliponicultura como atividade voltada para conservação ambiental e melhoria das atividades rurais em razão do serviço ambiental de polinização oferecido por estas abelhas.
Os trabalhos do referido planejamento realizado com apresentações e formação de grupos. A Apime participou do grupo temático “Programa de Apoio à Agropecuária Sustentável” e apresentou as seguintes propostas que a partir de então passaram a fazer parte do Plano de Ação do Plano de Manejo da APA de Guadalupe:
Obs. Em negrito são as AÇÕES e em fonte normal os OBJETIVOS.
APOIO AOS SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS

Agroecologia:
·         Incentivar práticas agroecológicas
·         Oferecer assistência técnica

Adequação das Propriedades à Legislação Ambiental
·         Apoiar as propriedades para adequação às exigências legais (averbação da Reserva Legal, recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP).

Atividade Extrativista Local e Pesca
  • Apoiar as atividades extrativistas locais, tais como: coletores de caju, mangaba e marisqueiras.

APICULTURA e MELIPONICULTURA (criação de abelha nativa)
·         Conservação de espécies nativas e favorecimento da polenização.
 Obs. estes espaços públicos de lazer também são voltados para a conservação de espécies da  flora nativa como os cajueiros, mangabeiras, oitizeiros e outras de áreas próximas aos aglomerados urbanos.
A próxima etapa da participação da APIME é contribuir com apresentações de propostas específicas (projetos) para atividade de conservação de abelhas nativas, através da atividade de meliponicultura, principalmente voltada para os agricultores familiares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão