Vídeos

Visitas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Manejo - Dieta Artificial Proteica para Uruçu-cinzenta (Melipona fasciculata)

Uruçu Cinzenta - foto Venturieri
Elaboração de uma dieta semi-artificial para uruçú-amarela Melipona flavolineata (Costa; Venturieri , 2009)

Fonte: http://www.apacame.org.br/mensagemdoce/111/artigo.htm

Materiais

2 frascos de vidro com tampa
Bastão de vidro ou colher
43 g de extrato de soja
14 g de sacarose
43 ml de água filtrada ou fervida
2,4 g de saburá de Melipona flavolineata (uruçú-amarela).

Preparo

Limpe os materiais: frascos de vidro e tampas, bastão de vidro ou colher de metal, com álcool 70 %. Coloque o extrato de soja no frasco de vidro. O frasco deve ficar preenchido ate, no máximo, a metade da altura, pois a massa final ira fermentar. Assim, escolha um frasco grande.

Aqueça a água ate a temperatura de 30 °C, coloque-a no outro frasco de vidro. No frasco com água, acrescente o açúcar e o inoculo de saburá. Tampe o frasco e agite-o até dissolver o açúcar e o saburá.

A água com açúcar e saburá devera ser despejada no outro frasco, contendo o extrato de soja. A mistura devera ser feita gradualmente e auxiliada com o bastão de vidro ou colher. É importante que a massa fique homogênea, bem misturada.

Em seguida, o frasco devera ser coberto com papel toalha, ou pano limpo, preso com elástico.

O frasco contendo a massa devera ser acondicionado em local escuro, protegido de formigas, em temperatura ambiente, desde que não seja inferior a 20°C.

A partir do quarto ou quinto dia será percebido os sinais de fermentação, bolhas e crescimento da massa. Ate o décimo dia este processo estabilizara, então, o frasco devera ser tampado e poderá ser armazenado em geladeira ou congelador.

Antes de fornecer para as colônias de M. flavolineata, o saburá semiartificial deverá estar em equilíbrio com a temperatura ambiente.

Abelhas Uruçu Cinzenta em alimentador com alimento proteico artificial. Foto: Venturieri


Anexo 2 - Xarope de açúcar invertido (60 %) utilizado na Embrapa Amazônia Oriental

Ingredientes

12 Kg de açúcar
8 L de água
12 g de ácido cítrico
1 colher (café) de sal mineral

Como fazer

Misturar tudo e aquecer, mexendo até atingir 80º C. A partir desta temperatura, manter a mistura em fogo baixo por 25 minutos (em temperatura inferior a 80º C). Decorrido esse tempo, desligar o fogo e esperar o xarope esfriar naturalmente até 28-30 º C, quando assim poderá ser utilizado.

Colaboração:  Levy e Vianey

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Calourada da UFRPE visita Meliponário da APIME

Calouros do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entrada -  2º Semestre de 2011,  visitaram (15.08) o Meliponário da APIME no Parque Dois Irmãos - Recife - PE.


A parceria firmada entre a APIME e o Diretório de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco tem rendido bons frutos. A visita dos estudantes recém chegados à Universidade oportuniza a els o conhecimento sobre as abelhas nativas em seus diversos aspectos. É uma estratégia para que jóvens estudantes possam ter no início do curso uma visão voltada a proteção ambiental e de questionamento sobre práticas de produção agrícola do modelo tradicional que utiliza insumos como agrotóxicos e adubações químicas.

Na apresentação "Meliponicultura na Agricultura Familiar" foi possível abordar assuntos desde a diversidade dessas abelhas, noções de biologia à formas de manejo, de sua importância como polinizadores à preocupação com as alterações do Código Florestal Brasileiro que está em discussão atualmente no Senado.
Se deu ênfase a Agroecologia como Ciência a ser estudada pelos alunos do Curso de Agronomia.

Túlio que faz parte da Diretoria do D.A de Agronomia fez uma abordagem sobre a importância das abelhas e sua relação com as práticas "alternativas" de produção agrícola, livres de agrotóxicos.


A APIME agradece ao Diretório Acadêmico de Agronomia na pessoa de Túlio e de Benoni pelo esforço na condução dos trabalhos e na efetivação dessa parceria com a APIME.

domingo, 7 de agosto de 2011

Criadores de Abelhas - Vídeo

Vídeo sobre a Criação de Abelhas Nativas do casal de meliponicultores associados da APIME, Francisco das Chagas e Selma Carvalho.
A reportagem foi realizada pela reporter Beatriz Castro, em 2007.
Para assistir o vídeo acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=KVtapP251w4

Essa foi uma contribuição de Vianney Jr., associado da APIME a quem agradecemos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Paisagismo Urbano e as abelhas

Nesta data, Dia 04 de agosto , data de nascimento do Paisagista Roberto Burle Marx, destacamos a importância dos espaço verdes nos centros urbanos para o refúgio de fauna, inclusive abelhas, que além de obterem seus alimentos, por vezes nidificam nesses locais.
São muitos desses espaços verdes que proporcionam condições melhores para a prática da meliponicultura em centros urbanos como é o caso no Recife em que diversos criadores mantem suas criações em suas residências.


Fonte: MARX, Roberto Burle. Arte e paisagem.
 

Praça Faria Neves - Bairro de Dois Irmãos - Recife - PE

Burle Marx nasceu em São Paulo e no Recife - PE trabalhou projetando e fazendo intervenções em diversas Praças para a capital pernambucana.
Em muitas dessas praças deu preferência ao uso de espécies vegetais brasileiras.

Algumas intervenções paisagisticas de Burle Marx no Recife.



Praça de Casa Forte – Casa Forte
Praça Euclides da Cunha – Madalena
Praça Artur Oscar (Arsenal da Marinha) – Bairro do Recife (modificada)
Praça da República e Jardim do Campo das Princesas – Santo Antônio
Praça do Derby – Derby (pequena intervenção)
Praça Dezessete – Santo Antonio
Praça Coração de Jesus (Chora Menino) (modificada)
Praça da Pinto Damaso - Várzea
Praça do Entroncamento – Graças (pequena intervenção)
Praça Maciel Pinheiro – Boa Vista (pequena intervenção)
Jardim em frente ao quartel da rua do Hospício
Entorno da Capela da Jaqueira – Jaqueira
Praça Ministro Salgado Filho – Ibura
Praça Faria Neves – Dois Irmãos
Parque 13 de Maio – Santo Amaro (pequena intervenção)
Parque Memorial Arco Verde (pequena intervenção)
Cemitério Parque das Flores
Praça Burle Marx – Cerâmica Brennand
Outras informações:
http://www.revistacontinente.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1034&Itemid=62

Projeto de Burle Marx na Cidade de Vassoura, no Rio de Janeiro faz referência aos hexágonos da estrutura do favo das abelhas (Apis).

O Jardim Memorial Judaico, localizado no terreno da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras, projetado pelo paisagista Burle Marx, revitaliza a memória da colônia judaica na cidade no século XIX.
Os canteiros do jardim são em formato de hexágono (seis ângulos). Segundo Burle Marx, a idéia do hexágono, chamado por ele de casulo, casa de abelha, seria para simbolizar nossa condição humana que sempre, como as abelhas, tendemos voltar ao nossos casulos – nossas casas – O Memorial representa a “Casa de Todos Nós”. Conhecer toda a história no site www.memorialjudaico.org.br/home.htm.

Fonte e maiores informações:

Jataí - Divisão de Colônia

Vídeo sobre a divisão (multiplicação) de Colônias de Abelha Jataí


<a href="http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/07/biologo-explica-como-fazer-divisao-de-colmeias-de-abelhas-jatai.html" target="_new">Jataí - Divisão de Colônias</a>


Obs.: essa postagem foi uma contribuição do meliponicultor Vianney Jr. para o Blog da APIME

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Apime participará do V Festival Vida de Insetos

O Festival Vida de Insetos é uma iniciativa da UFRPE através do Grupo Entomófilo, formado pelos alunos da Pós-Graduação em Entomologia Agrícola da UFRPE.
A APIME foi convidada para participar da organização do V Festival Vida de Insetos, que ocorrerá no dia 19 de Agosto de 2011. Esta é a segunda vez que participaremos deste evento!

Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco - Dois Irmãos - Recife - PE.
Ponto de referência:Defronte a Praça de Dois Irmãos (Praça Farias Neves)

Outras informações: www.ppgea.ufrpe.br
O Festival Vida de Insetos é um evento de extensão Coordenado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Objetivo: Ensinar as crianças de maneira simples e divertida como os insetos participam da nossa vida cotidiana e como podemos utilizá-los para obter benefícios.
Este ano, será abordado como tema central do evento “Vivendo e aprendendo com os insetos”,que ressalta a contribuição dos insetos à humanidade.
Durante o evento, as crianças terão contato com diversos insetos, na área de exposição, participarão de brincadeiras na recreação, assistirão a vídeos e ainda poderão aproveitar de um espaço de leitura bastante informativo.
Nos stands da exposição, as crianças aprenderão a importância dos insetos na natureza, alimentação, os benefícios dos produtos na saúde e cotidiano do homem, bem como, o uso dos insetos como fonte de inspiração no campo das artes e criações de produtos aplicados à indústria.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão