Vídeos

Visitas

sábado, 6 de outubro de 2012

ELEIÇÕES - Plataforma Ambiental aos Municípios

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou para as eleições municipais de 2012 a Plataforma Ambiental aos Municípios, onde apresenta uma lista de diretrizes para auxiliar na escolha de candidatos comprometidos com a agenda socioambiental. 
 
No final desta página encontra-se o Link com a relação de cadidatos de todo o País que se comprometem com a Plataforma Ambiental aos Municípios.
 

Abaixo reproduzimos página da Fundação SOS Mata Atlântica referente ao tema.



As eleições estão chegando. No dia 7 de outubro você escolherá o próximo prefeito e vereador de sua cidade. Com a Plataforma Ambiental aos Municípios 2012, a Fundação SOS Mata Atlântica apresenta uma lista de diretrizes para te auxiliar na escolha de candidatos comprometidos com a agenda socioambiental. Através da página da Plataforma e de apresentações em diversas cidades brasileiras, a Fundação também estimula os futuros dirigentes a adotarem a temática em seu Plano de Governo.
No ar desde 1989, a Plataforma Ambiental participa pela terceira vez de eleições municipais. Este ano, a ferramenta foi lançada em 11 capitais e 8 municípios. O cálculo de adesões revela, que até o momento, cerca de 240 candidatos assinaram a Plataforma. São Paulo é o Estado que liderou o ranking, com 52 adesões. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 41 inscrições.
De acordo com Mario Mantovani, diretor de Políticas Púbicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “desde a constituição a questão ambiental vem se tornando uma exigência nos governos locais”. “Nessa eleição o meio ambiente passa a ser tema interativo, com a lei complementar 140 e outras diversas legislações regulares, que preveem a consolidação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, a criação do Plano Municipal da Mata Atlântica, a Política de Resíduos Sólidos, entre outras obrigações. O que eram competências concorrentes passam a ser obrigações de todos os candidatos, respaldadas nas diretrizes que a Plataforma Ambiental 2012 apresenta”, diz Mantovani.
A Plataforma tem como princípios básicos a Constituição Federal Brasileira e a Lei da Mata Atlântica e leva em conta as determinações da Agenda 21 e dos demais tratados e protocolos internacionais.
Mantovani firma também que o eleitor tem uma missão importante: “a de checar se os itens propostos na ferramenta estão no Plano de Governo do prefeito e vereador que ele escolheu para dirigir sua cidade nos próximos quatro anos”.
Os eleitores estão no centro do debate da Plataforma Ambiental 2012. Os cidadãos indicam a ferramenta, por meio do site ou presencialmente, e chamam os candidatos para pactuar compromisso com os temas apontados no documento como prioritários para garantir a preservação dos recursos naturais e do bioma Mata Atlântica – saúde, educação, clima, saneamento básico e desenvolvimento sustentável.
O que queremos
A Fundação SOS Mata Atlântica lançou uma campanha nas redes sociais. Nela as pessoas contam o que elas desejam que os futuros prefeitos e vereadores façam pelo meio ambiente. Confira abaixo algumas das respostas à pergunta “O que você deseja que seu candidato faça pelo meio ambiente” que foram deixadas no Twitter e Facebook e saiba o que querem os brasileiros:
  • “Uma politica severa em torno da reciclagem, abrindo oportunidades para que as pessoas de baixa renda possam coletar e negociar. #PlataformaAmbiental”
  • “Gostaria que fizesse uma estação de tratamento de esgoto, incentivasse a coleta seletiva e colocasse para funcionar o aterro sanitário que na verdade é um lixão.”
  • “Revitalização de praças, arborização em grandes avenidas, reciclagem do lixo e utilização de águas pluviais para reaproveitamento (lavagem de frotas veicular como ônibus escolares, ambulâncias, etc.)”
  • “Preservação e recuperação de Matas Ciliares e melhor tratamento nos rios de Curitiba, além do plantio de mais árvores para melhor filtração e purificação do ar.”
A ideia da ação é engajar o cidadão participativo na luta por um futuro sustentável, próspero e que valorize a qualidade de vida dos brasileiros.
Como podemos ajudar
Em breve você irá escolher o destino de sua cidade para os próximos quatro anos. Verifique se os candidatos escolhidos por você estão de acordo com a agenda socioambiental. Uma dica é se certificar de que eles aderiram à Plataforma Ambiental em http://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/adesoes-de-candidatos-a-plataforma/ .
Se não encontrar o nome deles, peça que se comprometam. Para isso estimule seu candidato a acessar o link http://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/inscreva-se-candidato/.
Para Mario Mantovani “o eleitor que consegue levar as propostas contidas na Plataforma para os candidatos é honrado como representante da cidadania socioambiental”. “E são estas pessoas com atitude consciente e sustentável, que participam dos conselhos locais e fazem a diferença no Brasil”, conclui.
Faça diferente nestas eleições. Valorize seu voto, escolha candidatos comprometidos com as questões socioambientais. Eleitor, vote consciente e com critérios. É sua chance de mudar o Brasil!
 
 
 
 
VEJA OS CANDIDATOS QUE ASSINARAM A PLATAFORMA AMBIENTAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão