Vídeos

Visitas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Abelha Soldado

Descoberta de abelha soldado repercute na comunidade científica

Veículo: EMBRAPA - Editoria: NOTICIAS    Data: 21/01/2012
Assunto: EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

 Descoberta de abelha soldado repercute na comunidade científica

A descoberta de uma casta morfológica de "soldados" em população de abelhas foi anunciada na edição desta semana (datada de 10/1) do Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), um dos mais citados e prestigiados periódicos científicos do mundo. O artigo é de autoria de Cristiano Menezes, desde 2011 pesquisador da EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL (Belém,PA), e de colaboradores da Universidade de São Paulo e Universidade de Sussex, da Inglaterra. É a primeira vez que uma abelha soldado é descrita. "Tem características físicas apropriadas à defesa do ninho. Já se conhecia casta morfológica para soldados entre insetos, mas apenas em algumas espécies de formigas e de cupins, em abelhas ainda não", contextualiza o pesquisador.

A descoberta ocorreu em 2009, em população de abelhas sem ferrão jataí, quando Menezes era doutorando da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( Fapesp) em Ribeirão Preto (SP) e durante uma das visitas ao Brasil de Francis Ratnieks, pesquisador da Universidade de Sussex, em viagem então financiada pela Fapesp.
Menezes conta que o projeto inicial consistia em comparar as abelhas guardas que sobrevoam o ninho de jataís às que ficam paradas junto à entrada. Ao observar que as abelhas guardas eram maiores que as abelhas forrageiras (que saem do ninho para buscar alimento), ele passou a coletar e a medir abelhas de diferentes ninhos. "Verificamos - eu e Christoph Grüter, pós-doutorando do grupo da Universidade de Sussex -que estávamos à frente do primeiro caso de uma casta de soldados nas abelhas sociais", relata.
A análise estatística minuciosa e os experimentos realizados demonstraram que há uma casta de soldados nas abelhas jataís. Analisando os favos de cria, os autores verificaram que 1% das abelhas operárias produzidas na colônia são guardas. "O significado atribuído a esta casta de soldados foi a defesa contra a invasão do ninho por abelhas ladras do gênero Lestrimelitta, que, por não coletarem alimento nas flores, vivem do saque de alimento de outros ninhos", explica o pesquisador.
Os cientistas também concluíram que as abelhas guardas jataí são 30% mais pesadas do que as forrageiras e têm morfologia ligeiramente diferente, com pernas maiores e cabeça menor. "As guardas jataí ficam paradas sobre o tubo de entrada ou sobrevoando ao redor da colônia, onde promovem a defesa do ninho contra abelhas ladras (Lestrimelitta limao). Quanto maior é a abelha guarda, mais eficiente ela é na defesa da colônia", descreve Menezes.
Para o chefe-geral da EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, Claudio José Reis de Carvalho, o trabalho trata-se de um excelente resultado científico, referente a um dos eixos da missão da instituição de pesquisa que é o de gerar conhecimento sobre a biodiversidade e o capital natural da Amazônia visando seu posterior uso racional e/ou produção de serviços ambientais. "Quanto mais conhecermos sobre esses animais, mais perto estaremos de desenvolver tecnologias úteis à AGRICULTURA tais como a geração de insetos voltados à polinização de espécies de plantas nativas da Amazônia ou mesmo de alguma planta cultivada exótica que puder se beneficiar disso, a exemplo do que já ocorre em outros paises", avalia Carvalho.

Fonte: http://www.cpatu.embrapa.br/noticias/2012/xcxcxcx

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IV SEMINÁRIO REGIONAL DE MELIPONICULTURA

IV SEMINÁRIO REGIONAL DE MELIPONICULTURA EM BOM PRINCÍPIO - RS

26 DE OUTUBRO DE 2012

CENTRO DE EVENTOS – BOM PRINCÍPIO


PROGRAMAÇÃO:

9h - Abertura com a presença de autoridades.

9h20min - Objetivos do evento. Paulo Conrad – Engenheiro Agrônomo e ATR Regional EMATER/RS-ASCAR Lajeado.

9h35min - Pronunciamentos: - AAPIVALE (Associação regional dos apicultores do vale do cai). Evald Gossler - Vice Presidente da AAPIVALE. Juliano Galina - Técnico em Agropecuária E.M EMATER/RS-ASCAR Bom Princípio. - FARGS (Federação das Associações de Apicultores do Rio Grande do Sul). Cláudio Neis – Vice Presidente FARGS. - CBA (Confederação Brasileira de Apicultura). José Cunha – Presidente CBA - UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Professor - Aroni Sattler.

10h40min - Intervalo e lanche.

11h - Identificação das espécies de Abelhas sem ferrão no estado. Nadilson Ferreira – Pesquisador de Abelhas sem ferrão.

12h - Almoço

13h30min - Importância das abelhas na polinização. Pesquisadoras Sidia Witter e Betina Blocstein.

14h30min – Projeto pedagógico com abelhas sem ferrão. Escola de Ivoti.

15h - Biologia das trigonas e melíponas – Principais diferenças Paulo Conrad – Engenheiro Agrônomo da EMATER/RS-ASCAR.

15h30min - Dinâmicas técnicas de manejo e povoamento de colméias. Colméias, iscas, transferência de enxames, divisão de enxames.

PROMOÇÃO: AAPIVALE
APOIO: Associação Regional dos Apicultores do Vale do Cai.

Contato: jgalina@emater.tche.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

sábado, 6 de outubro de 2012

ELEIÇÕES - Plataforma Ambiental aos Municípios

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou para as eleições municipais de 2012 a Plataforma Ambiental aos Municípios, onde apresenta uma lista de diretrizes para auxiliar na escolha de candidatos comprometidos com a agenda socioambiental. 
 
No final desta página encontra-se o Link com a relação de cadidatos de todo o País que se comprometem com a Plataforma Ambiental aos Municípios.
 

Abaixo reproduzimos página da Fundação SOS Mata Atlântica referente ao tema.



As eleições estão chegando. No dia 7 de outubro você escolherá o próximo prefeito e vereador de sua cidade. Com a Plataforma Ambiental aos Municípios 2012, a Fundação SOS Mata Atlântica apresenta uma lista de diretrizes para te auxiliar na escolha de candidatos comprometidos com a agenda socioambiental. Através da página da Plataforma e de apresentações em diversas cidades brasileiras, a Fundação também estimula os futuros dirigentes a adotarem a temática em seu Plano de Governo.
No ar desde 1989, a Plataforma Ambiental participa pela terceira vez de eleições municipais. Este ano, a ferramenta foi lançada em 11 capitais e 8 municípios. O cálculo de adesões revela, que até o momento, cerca de 240 candidatos assinaram a Plataforma. São Paulo é o Estado que liderou o ranking, com 52 adesões. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 41 inscrições.
De acordo com Mario Mantovani, diretor de Políticas Púbicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “desde a constituição a questão ambiental vem se tornando uma exigência nos governos locais”. “Nessa eleição o meio ambiente passa a ser tema interativo, com a lei complementar 140 e outras diversas legislações regulares, que preveem a consolidação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, a criação do Plano Municipal da Mata Atlântica, a Política de Resíduos Sólidos, entre outras obrigações. O que eram competências concorrentes passam a ser obrigações de todos os candidatos, respaldadas nas diretrizes que a Plataforma Ambiental 2012 apresenta”, diz Mantovani.
A Plataforma tem como princípios básicos a Constituição Federal Brasileira e a Lei da Mata Atlântica e leva em conta as determinações da Agenda 21 e dos demais tratados e protocolos internacionais.
Mantovani firma também que o eleitor tem uma missão importante: “a de checar se os itens propostos na ferramenta estão no Plano de Governo do prefeito e vereador que ele escolheu para dirigir sua cidade nos próximos quatro anos”.
Os eleitores estão no centro do debate da Plataforma Ambiental 2012. Os cidadãos indicam a ferramenta, por meio do site ou presencialmente, e chamam os candidatos para pactuar compromisso com os temas apontados no documento como prioritários para garantir a preservação dos recursos naturais e do bioma Mata Atlântica – saúde, educação, clima, saneamento básico e desenvolvimento sustentável.
O que queremos
A Fundação SOS Mata Atlântica lançou uma campanha nas redes sociais. Nela as pessoas contam o que elas desejam que os futuros prefeitos e vereadores façam pelo meio ambiente. Confira abaixo algumas das respostas à pergunta “O que você deseja que seu candidato faça pelo meio ambiente” que foram deixadas no Twitter e Facebook e saiba o que querem os brasileiros:
  • “Uma politica severa em torno da reciclagem, abrindo oportunidades para que as pessoas de baixa renda possam coletar e negociar. #PlataformaAmbiental”
  • “Gostaria que fizesse uma estação de tratamento de esgoto, incentivasse a coleta seletiva e colocasse para funcionar o aterro sanitário que na verdade é um lixão.”
  • “Revitalização de praças, arborização em grandes avenidas, reciclagem do lixo e utilização de águas pluviais para reaproveitamento (lavagem de frotas veicular como ônibus escolares, ambulâncias, etc.)”
  • “Preservação e recuperação de Matas Ciliares e melhor tratamento nos rios de Curitiba, além do plantio de mais árvores para melhor filtração e purificação do ar.”
A ideia da ação é engajar o cidadão participativo na luta por um futuro sustentável, próspero e que valorize a qualidade de vida dos brasileiros.
Como podemos ajudar
Em breve você irá escolher o destino de sua cidade para os próximos quatro anos. Verifique se os candidatos escolhidos por você estão de acordo com a agenda socioambiental. Uma dica é se certificar de que eles aderiram à Plataforma Ambiental em http://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/adesoes-de-candidatos-a-plataforma/ .
Se não encontrar o nome deles, peça que se comprometam. Para isso estimule seu candidato a acessar o link http://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/inscreva-se-candidato/.
Para Mario Mantovani “o eleitor que consegue levar as propostas contidas na Plataforma para os candidatos é honrado como representante da cidadania socioambiental”. “E são estas pessoas com atitude consciente e sustentável, que participam dos conselhos locais e fazem a diferença no Brasil”, conclui.
Faça diferente nestas eleições. Valorize seu voto, escolha candidatos comprometidos com as questões socioambientais. Eleitor, vote consciente e com critérios. É sua chance de mudar o Brasil!
 
 
 
 
VEJA OS CANDIDATOS QUE ASSINARAM A PLATAFORMA AMBIENTAL:

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Retrocesso - Liberado Uso de Agrotóxicos que Matam Abelhas

abelhas

Quatro ingredientes (imidacloprido, clotianidina, fipronil e tiametoxam) contidos em 50 tipos de agrotóxicos que estavam associados à morte de milhares de abelhas tinham sido proibidos pelo Governo Federal.
 
Esta semana, passado apenas 03 meses da proibição do uso dos referidos agrotóxicos,  é publicado em Diário Oficial da União a liberação pelo IBAMA do uso dos 50 tipos de agrotóxicos para pulverizações aéreas.


(Ver: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/10/governo-libera-uso-de-produtos-quimicos-em-pulverizacao-de-lavouras.html)



Este retrocesso foi razão da pressão dos produtores do Agronegócio da Soja e suas representações parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária.
(ver matéria - http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/governo-libera-pulverizacao-aerea-e-nova-molecula--27235.html).

As Associações e Federações de Apicultores e Meliponicultores de todo país e as Universidades que lidam com abelhas  devem  se posicionar e protestar quanto a esta decisão do Governo.
Não se pode permirtir essa ameaça às abelhas.

Através do formulário da Ouvidoria do IBAMA na internet faça sua reclamação e solicitação de suspensão da liberação dos agrotóxicos.
http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias

  

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

04 de Outubro - Dia de São Francisco de Assis - Dia dos Animais

 
Em homenagem a São Francisco de Assis, no dia 04 de outubro acontecerá as seguintes atividades:
 
 
 
 
Missa/Benção dos Animais
O Convento de Santo Antônio, em Recife, promove:
 
a partir das 16h00, a Benção dos Animais, e
às 17h00, a Solene Celebração Eucarística.
 
O Convento de Santo Antônio fica na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, Recife/PE, ao lado do Palácio da Justiça. Contato: Frei Luiz Augusto – 9928 0435/8814 6456/3224 0493.
 
 
Missa em homenagem à São Francisco de Assis
A Igreja da UNICAP também vai celebrar uma Missa em homenagem ao Santo no dia 04 de outubro, às 18h00.
 
A UNICAP fica na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, Recife/PE.Contato: Padre Lúcio Cirne - 9436 7302.
 
 
 Dia dos Animais - 04 de outubro - Dia de São Francisco de Assis 
 
Parceria Juízado Criminal e a ASPAN
o Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente, em parceria com a ASPAN – Associação Pernambucana de Defesa da Natureza, com o apoio do Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade/SGP-TJPE, promove uma breve apresentação sobre o tema, com a participação do Coordenador Geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Dr. Ailton Alfredo de Souza e da Dra. Maria Adélia Oliveira, membro da ASPAN e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
O evento acontece no hall de espera do 3º Juizado Especiai Criminail, onde atualmente está instalado o Juizado Especial Criminal do Meio Ambiente, situado no Fórum Thomaz de Aquino (antigo grande hotel), térreo, na Avenida Martins de Barros, 593, bairro de Santo Antônio, Recife/PE.
 
Na ocasião será exibido o filme Irmão Sol, Irmã Lua” que mostra a vida e os feitos de São Francisco de Assis (1182-1226) e Santa Clara (1194-1253). A direção é do consagrado cineasta italiano Franco Zeffirelli (Romeu & Julieta) e o ótimo elenco traz grandes nomes do cinema mundial, como Alec Guinness (A Ponte do Rio Kwai).

03 de Outubro - Dia das Abelhas


    Foto: Jon Sullivan
    http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente/sete-animais-polinizadores.asp




















Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão