Vídeos

Visitas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Livro de Espécies Ameaçadas de Extinção e as Abelhas




O Ministério do Meio Ambiente lança periodicamente um livro com uma relação de espécies ameaçadas de extinção, chamado de Livro das Espécies Ameaçadas de Extinção.

No Capítulo Invertebrados Terrestre encontram-se as espécies de abelhas ameaçadas de extinção (ver páginas 380 a 383).

O número de espécies da fauna brasileira reconhecidas como ameaçadas de extinção chega a 627, como mostra o Livro Vermelho (Instruções Normativas do MMA nº 3/2003 e nº 5/2004).

No livro são apresentados dados sobre a biologia, distribuição geográfica, presença em unidades de conservação, principais ameaças, estratégias de conservação, indicações de especialistas e de núcleos de pesquisa e conservação envolvidos com as espécies. Essas informações são valiosas tanto para o gestor ambiental, cujo objetivo de trabalho é a elaboração e execução de políticas públicas, quanto para acadêmicos e o público em geral. Esta é a primeira vez que uma única obra reúne dados científicos sobre todas as espécies brasileiras reconhecidas oficialmente como ameaçadas de extinção.




O Livro Vermelho Volume 1 e Volume 2



Um comentário:

  1. É necessário a inclusão de algumas espécies de abelhas nativas no livro vermelho das espécies em extinção. Há muitas ameaças para as abelhas como devastação triplicada pelas mega obras e queimadas.Iran.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão