Vídeos

Visitas

domingo, 30 de junho de 2013

Audiência Pública sobre Mortandade das Abelhas na Câmara Federal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal realizará Audiência Pública no Congresso Nacional nesta próxima quarta feira, dia 04 de julho, as 9h :30 min, para tratar do Alto Índice de Mortandade das Abelhas devido ao uso de Agrotóxicos na agricultura brasileira

Conforme vem sendo fartamente noticiado pela mídia, a mortandade de abelhas está disseminada pelo mundo e não poupa o Brasil. As consequências disso podem afetar pesadamente a segurança alimentar, uma vez que as abelhas, principalmente as silvestres, são responsáveis pela polinização de cerca de 70% das culturas que respondem por 90% da oferta global de alimentos.

            Desta Audiência iram participar representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama, do Centro Nacional de Pesquisa de Soja da Embrapa da Embrapa, das Faculdade de Medicina da USP e da Universidade da Bahia -UFBA, da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA, e da Andef - Associação Nacional de Defesa Vegetal.

A Audiência poderá ser seguida ao vivo pela internet, pelo site http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cmads
25/06/2013 - Texto Mauricio Laxe- EcosBrasil

sábado, 22 de junho de 2013

Calendário das Reuniões do CONSEMA 2013


Conselho Estadual de Meio Ambiente
CONSEMA / PE

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS PARA 2013

Reunião                               Data                                    Local de Realização

   72ª                                 28 de junho                                      Recife              
   73ª                                23 de agosto                        Afogados da Ingazeira   
   74ª                                18 de outubro                                Gravatá                
   75ª                                13 de dezembro                 Jaboatão dos Guararapes

 Calendário aprovado pelos conselheiros (as) na XXXIX Reunião Extraordinária, realizada no dia 26/04/2013.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Livro de Espécies Ameaçadas de Extinção e as Abelhas




O Ministério do Meio Ambiente lança periodicamente um livro com uma relação de espécies ameaçadas de extinção, chamado de Livro das Espécies Ameaçadas de Extinção.

No Capítulo Invertebrados Terrestre encontram-se as espécies de abelhas ameaçadas de extinção (ver páginas 380 a 383).

O número de espécies da fauna brasileira reconhecidas como ameaçadas de extinção chega a 627, como mostra o Livro Vermelho (Instruções Normativas do MMA nº 3/2003 e nº 5/2004).

No livro são apresentados dados sobre a biologia, distribuição geográfica, presença em unidades de conservação, principais ameaças, estratégias de conservação, indicações de especialistas e de núcleos de pesquisa e conservação envolvidos com as espécies. Essas informações são valiosas tanto para o gestor ambiental, cujo objetivo de trabalho é a elaboração e execução de políticas públicas, quanto para acadêmicos e o público em geral. Esta é a primeira vez que uma única obra reúne dados científicos sobre todas as espécies brasileiras reconhecidas oficialmente como ameaçadas de extinção.




O Livro Vermelho Volume 1 e Volume 2



domingo, 9 de junho de 2013

APIME participa da Criação da Associação da Mumbeca - Paulista - PE

A APIME teve a honra de participar, no dia 08 de junho,  da Assembléia de Criação da Associação de Produtores Rurais de Mumbeca, em Paulista - PE.


No momento foi analisado para aprovação o estatuto da Associação e o seu Plano de Ação.

A APIME fez uma apresentação sobre sua experiência, atuação e relato da experiência de sua criação em 1991. Evidenciou a importância da organização dos produtores rurais na oferta de alimentos diversificados e  na conservação de ambientes naturais como aquele em Paulista. Falou da necessidade de mudança de hábitos e do reconhecimento do valor dos produtos dos agricultores familiares para fortalecimento desse importante setor produtivo.

Adgerlan Codácio, sócio da APIME e servidor do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA fez apresentação sobre os diversos programas governamentais voltados a financiamentos e  a aquisição de produtos da agricultura familiar, como o PNAE - Programa Nacional da Agricultura Escolar, o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, entre outros e o que o IPA pode contribuir com a associação.

Adgerlan ministra palestra sobre os Programas Governamentais voltados à agricultura familiar.

A APIME apoiará as iniciativas da Associação da Mumbeca voltadas a criação de abelhas.



Parabenizamos a iniciativa da criação da Associação dos Produtores Rurais de Mumbeca e desejamos sucesso!

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão