Vídeos

Visitas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Moreilândia - PE sedia IV Expomel e 8º Encontro Estadual de Apicultura


Conhecida como a Terra do Mel, Moreilândia, no Sertão do Araripe, sedia entre esta sexta-feira (25) ao domingo (27), a 4ª edição da Exposição do Mel, a Expomel. O evento, que tem o objetivo de promover o crescimento da cadeia produtiva da apicultura local, ocorre simultaneamente ao 8º Encontro Estadual de Apicultura.

Exposição de produtos e equipamentos apícolas, comercialização e venda de produtos, palestras, minicursos, apresentação de cases de sucesso, exibição de filmes infantis, e shows musicais integram a programação.

O evento é realizado pela Prefeitura de Moreilândia e tem apoio do Governo do Estado e do Sebrae.

As inscrições para participar do encontro podem ser feitas na unidade do Sebrae em Araripina; na Secretaria de Agricultura ou na Associação de Apicultores do município de Moreilândia; ou na Secretaria de Meio Ambiente do município de Bodocó. As vagas são limitadas.

Publicado por Elba Galindo às 13:57h

  •  

APIME - Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura

No III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura - Campina Grande - Novembro de 2013


Luiz Aleixo apresentou máquina de desoperculação cuja vantangem, segundo os seus idealizadores, é que apicultor pode desopercular favos com diversas espessuras.


Máquina de desopercular simples e eficiente foi uma atração no Congresso Nordestino.
Benoni Codácio (Novo) e seu quase inseparável violão fez seu som com suas canções soarem nos espaços do Congresso


Presidente da CBA e Presidente da Unamel na reunião das Federações Nordestinas de Apicultores.
 


.



terça-feira, 26 de novembro de 2013

IV Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura será em Pernambuco

Em reunião das Confederações realizada no III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, no dia 21 de novembro, através da convocação da Unamel,  foi discutida e aceita a proposta de que o  IV Congresso  Nordestino de Apicultura e Meliponicultura  seja realizado em Pernambuco.
O Congresso acontecerá em 2015, ainda com data a definir.
Essa escolha foi resultado de articulação da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores junto a outras Federações.
Parabéns aos pernambucanos por essa conquista!
Vamos ao trabalho para realizar um grande evento em 2015.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A APIME no III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura

A APIME participou do III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura ocorrido em Campina Grande-PB, nos dias 20, 21 e 22 de 2013.

Na primeira atividade do Congresso, na palestra sobre sustentabilidade no Semiárido, a APIME lançou uma discussão: A necessidade da conservação da Umburana de Cambão como forma de preservar as abelhas nativas do semiárido brasileiro. Daí por diane, em todo o Congresso em diversos espaços se passou a discutir sobre o assunto.

A APIME expôs nos standes da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores e da Unamel banners com a temática da conservação da umburana.

Na reunião das Federações dos estados do Nordeste, convocada pela Unamel,  a APIME apresentou a proposta de Moção de Iniciativa de Proteção da Umburana de Cambão, que depois de lida foi aprovada naquela instância deliberativa.
 
Depois, na atividade de encerramento e de deliberação do Congresso, foi anunciada e lida para os presentes, a Moção  para proteção da Umburana de Cambão, que foi aplaudida por todos.

Essa Moção traz um diferencial de outra apresentada em 2006 no Congresso Brasileiro de Apicultura. É o fato de que as Federações, a Confederação Brasileira de Apicultores e a Unamel se comprometem, em cada estado que atuam,  a criar mecanismos no sentido de criar legislação para proteção da Umburana.
 
O Texto da Moção abaixo:


III CONGRESSO NORDESTINO DE APICULTURA E MELIPONICULTURA
CAMPINA GRANDE – PE     
20, 21 e 22 DE NOVEMBRO DE 2013


MOÇÃO

Participantes do III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, Campina Grande – PB, em 22 de novembro de 2013, APROVARAM a MOÇÃO DE INICIATIVA PARA PROTEÇÃO DA UMBURANA DE CAMBÃO – Commiphora leptophloeos,  COMO ESSENCIAL PARA A CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS do Semiárido Brasileiro,  por ser uma espécie vegetal que abriga NINHOS NATURAIS DE MELIPONÍNEOS no bioma Caatinga. Fica estabelecido que as Associações e Federações de Apicultores e Meliponicultores, a CBA e a UNAMEL presentes neste evento, ASSUMEM O COMPROMISSO EM CADA UM ESTADO onde atuam, DE PROMOVEREM MECANISMO PARA CRIAÇÃO DE  LEGISLAÇÃO PARA PROTEGER A UMBURANA DE CAMBÃO, no âmbito da proibição de seu corte, bem como, a elaboração de uma política dessa espécie na recuperação dos ambientes degradados do semiárido.de mudas e utilização de promoção de produção e de planos de seu plantio para recuperação de ambientes degradados do semiárido. 

Campina Grande, 22 de novembro de 2013

sábado, 16 de novembro de 2013

III Congresso Nordestno de Apicultura 2013 - Inscrição

 


INSCRIÇÃO:
http://loja.sebraepb.com.br/selecionartipoinscricao.aspx?guid=DA5C454B-3BE2-406E-A6DE-990361AA5E52

PROGRAMAÇÃO:
http://www.coneamel.com.br/programacao/

Mais Informações:
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
http://www.coneamel.com.br/valores/

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

APIME recebe mensagem do Greenpeace

Boa tarde,
 
Gostaria de agradecer pela moção de apoio do Consema-PE e pela importante iniciativa da APIME (Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores).
 
Os 28 ativistas e 2 jornalistas que foram presos enquanto protestavam pacificamente em uma plataforma de petróleo da Gazprom no Ártico russo não são vândalos ou piratas. Estavam apenas expondo os riscos de uma exploração irresponsável na região, de maneira pacífica.
 
O Greenpeace tem, nesse momento, como maior objetivo, libertar os 30 detidos na Rússia, incluindo a brasileira Ana Paula Maciel. Por isso, é tão importante o apoio de vocês e da sociedade brasileira.
 
Novamente, agradecemos o suporte.

Abraço.
Fabiana Alves
Campanha de Clima e Energia
Climate and Energy Campaigner
Greenpeace Brasil
 
Phone: 55 11 3035 1188

sábado, 9 de novembro de 2013

Federação das Entidades da Apicultura e Meliponicultura do Estado de Pernambuco - FEAMPE

No dia 07 de novembro de 2013 foi eleita nova diretoria da  Federação das Entidades da Apicultura e Meliponicultura do Estado de Pernambuco - FEAMPE  tendo como atual Presidente Luiz Aleixo, Lula do Mel, sócio da APIME.
 
A nova Diretoria tem como previsão inicial de suas atividades de planejamento a realização de uma "radiografia" da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura para que seja respondidas as seguintes perguntas norteadoras para  suas futuras ações: Quem somos?, Quanto somos? e o Que Queremos?
A atual Diretoria da FEAMPE tem como objetivo a organização do segmento apícola e meliponícola.
Tem como objetivos específicos a Implantação da Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura, acompanhar os projetos do setor, contribuir em que haja uma distribuição mais uniforme dos recursos financeiros de projetos e programas entre as regiões produtoras e ainda, acompanhar as capacitações voltadas para os agricultores e apicultores quanto aos contéudos oferecidos.
A FEAMPE participará do III Congresso Nordestino de Apicultura, nos dias 20 a 22 de novembro de 2013, em Campina Grande - PB, momento em que estarão reunidas outras instituições e onde serão feitas articulações  voltadas para consolidação de planejamento e ações voltadas para o alcance dos objetivos definidos pela Federação. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A APIME propôs ao CONSEMA Moção de Apoio aos Ativistas do Greenpeace presos na Rússia.

A APIME em sua participação, como representante do segmento das entidades ambientalistas, na 74º Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, ocorrida no dia 07 de novembro de 2013,  PROPÔS e os Conselheiros APROVARAM a MOÇÃO DE APOIO aos ativistas do GREENPEACE presos na Rússia por estes manifestarem-se contra a exploração de Petróleo no Ártico. A seguir o teor da Moção aprovada:


MOÇÃO DE APOIO
CONSEMA - PE
 
O Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco - CONSEMA/PE, em sua 74º Reunião Ordinária, realizada em Gravatá-PE, no dia 07 de novembro de 2013, APROVOU Moção de Apoio à Bióloga Brasileira Ana Paula Maciel, e outros 15 integrantes do Greenpeace, atualmente presos na Rússia, por manifestarem-se contra a exploração de petróleo no Ártico.
Este Conselho ratifica a importância e a defesa do Direito à manisfestação pacífica em defesa das questões ambientais.

Gravatá - PE, 07 de novembro de 2013
 
 
 
Mais informações sobre o que ocorreu na reunião do CONSEMA visitar o Blog www.upenoconsemape.blogspot.com.br e no site da Secretaria de Meio Ambiente e Sutentabilidade - www.semas.pe.gov.br


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO: III CONGRESSO NORDESTINO DE APICULTURA E MELIPONICULTURA

PERÍODO: 20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2013
LOCAL: CAMPINA GRANDE - PB



PROGRAMAÇÃO TÉCNICA-CIENTÍFICA

20/11/2013 – 1º DIA (QUARTA FEIRA)
14:00 às 15:40 – Painel Temático: Cooperativismo/Associativismo no setor apícola
• CAETANO JOSÉ DE LIMA (FEPAM/PB)
• FRANCIÉLIO MACEDO (CECOAPI/BA)
• REGINALDO RESENDE (SEBRAE/NACIONAL)

16:00 às 18:30 - Painel Temático: Experiências de Sucesso no Associativismo e na Apicultura
• JOSÉ HÉLIO DA SILVA (APISMEL/RN)
• LINDENBERGUE R. GOMES (KONAN QUEEN – HAWAI/UEA)
• ANTÔNIO SITÔNIO LEOPOLDINO DANTAS (CASA APIS/PI)
• PAULO RECH (APRODIS)

20:30 às 21:00 - Palestra de abertura: Efeito da Seca para a Apicultura Nordestina e um Repensar de um Novo sistema Produtivo
• JOSÉ XAVIER LEAL NETO (UNAMEL)

21/11/2013 – 2º DIA (QUINTA FEIRA)
08:00 às 09:40
Palestra 1: Sustentabilidade no Semiárido
• HUGO VIEIRA – (IFPB)
• DANIEL DUARTE (INSA)

Palestra 2: Bioclimatologia: Abelhas e Vegetação
• SÉRGIO MURILO (UFCG)
• IRANILDO MELO (UEPB)

Clínica Tecnológica 1: Produção de Rainhas no Semiárido
• DANIEL SANTIAGO PEREIRA (IFRN)

Clínica Tecnológica 2: Multiplicação de Abelhas Jandaíra e Uruçu
• PAULO MENEZES (RN)
• OTAVIANO CARNEIRO DA CUNHA (UFSJ/MG)

Clínica Tecnológica 3: Manejo para Alta Produtividade
• ROBSON RAAD (MG)

Oficina 1: Sanidade de Abelhas
• DEJAIR MESSAGE (UFV)

Oficina 2: Produção de Pólen
• JOSÉ SOARES ARAGÃO (FAPISE/UNAMEL)

Oficina 3: Apiterapia
• PROF.ª MARTA PRISCILA BEZERRA (UFCG)
• Edivaldo Ferreira Pacheco Filho (FENATE/PB)

10:00 ÀS 12:00
Palestra 3: Avanços na criação de abelhas com e sem ferrão
• PROF. CARLOS ALFREDO LOPES DE CARVALHO (UFRB/BA)
• PROF. PAULO SERGIO CAVALCANTI COSTA (UESB/BA)

Palestra 4: Apicultura Nordestina na Conjuntura Atual
• CAETANO JOSÉ DE LIMA (IFPB)
• JOSÉ OZILDO DOS SANTOS (UFCG)

Continuação Clínica Tecnológica 1
Continuação Clínica Tecnológica 2
Continuação Clínica Tecnológica 3

Oficina 4: Empreendedorismo Apícola
• PEDRO CONSTAM (FEBAMEL/BA)

Oficina 5: Produção de Própolis
• BRUNO MUNIZ DE ALMEIDA CABRAL (SEBRAE/AL)

Oficina 6: Produção de Geléia Real
• Drª. ETELVINA CONCEIÇÃO ALMEIDA DA SILVA (BA)

14:00 às 15:40
Palestra 5: Gestão e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva na Criação de Abelhas
• JOSÉ CARLOS (SEBRAE/TO)
• ROBERT FERREIRA (SEBRAE/PI)

Palestra 6: Mitos, riscos e êxito do trânsito geográfico de rainhas:
• LIONEL SEGUI (USP/CETAPIS/RN)

Clínica Tecnológica 4: Culinária dos Produtos das Abelhas
• MARIA JOSÉ JOVEM DE FREITAS
• LUCIENE DE MESQUITA XAVIER (IFRN)

Clínica Tecnológica 5: Alimentação Natural e Artificial de Abelhas
• FÁBIA DE MELLO PEREIRA (EMBRAPA/PI)

Clínica Tecnológica 6: Produção e Processamento de Pólen
• EDNEY MAGALHÃES (CEPLAC/BA)

Oficina 7: Produção de Apitoxina
• JOAZ FERREIRA (RN)

Oficina 8: Comercialização dos Produtos das Abelhas
• CÉZAR RAMOS JÚNIOR (NATUCENTRO/MG)

Oficina 9: Escrituração Zootécnica de abelhas
• DARCET COSTA SOUZA (UFPI/PI)

16:00 às 18:00
Palestra 7: Importância da Abelha na Polinização Dirigida
• EVA MÔNICA SARMENTO DA SILVA (UNIVASF/BA)
• MAISE SILVA SANTANA DOS SANTOS (FTC/BA)
• CANOA DA MAIZA (MOSSORÓ/RN)

Palestra 8: Ações estratégicas para o Fortalecimento da Apicultura e Meliponicultura no Estado da Paraíba
• JOSÉ ESTRELA DE OLIVEIRA (COOPERAR)
• DEMIAN CONDÉ (SEBRAE/NACIONAL)

Continuação da Clínica Tecnológica 4
Continuação da Clínica Tecnológica 5
Continuação da Clínica Tecnológica 6

Oficina 10: Custo de Produção dos Produtos das Abelhas
• ANTÔNIO SITÔNIO LEOPOLDINO DANTAS (CASA APIS/PI)

Oficina 11: Inseminação Artificial de Rainhas
• LIONEL SEGUI (USP/CETAPIS/RN)

22/11/2013 3º DIA (SEXTA FEIRA)
08:00 às 09:40
Palestra 1: Os avanços no conhecimento da polinização e novas perspectivas para abelhas em culturas agrícolas no Nordeste Brasileiro
• BRENO MAGALHÃES FREITAS (UFC/CE)
• PATRÍCIO BORGES MARACAJÁ (UFCG)
• DJAIR DOS SANTOS DE LIMA E SOUZA (UFERSA)

Palestra 2: Verticalização de colmeias
• JOSÉ DINALDO VILAR (SEBRAE/PB)

Clínica Tecnológica 7: Produção de Rainhas em Grande Escala
• RAIMUNDO MACIEL (IFCE)

Clínica Tecnológica 8: Processamento e Beneficiamento de Cera
• JOSENILDO QUERINO DIAS (UFPB)

Clínica Tecnológica 9: Produção e Processamento de Própolis
• BRUNO MUNIZ DE ALMEIDA CABRAL (SEBRAE/AL)

Clinica Tecnológica 10: Manejo de Meliponários
• ELEUZA GOMES TENÓRIO (UEMA)
• GEORGIANA EURIDES VIANA DE CARVALHO (IFMA)

Oficina 12: Manejo de Apiários
• LEON DENIS BATISTA DO CARMO (EMEPA-PB)

Oficina 13: Produção apiterápicos
• CELIO H. M. DA SILVA (PRODAPYS/SC)
• RIVER DOUGLAS SOARES FEITOZA (ERVA VIDA/PB)

10:00 às 12:00
Palestra 3: Legislação de Abelhas Nativas
• JERÔNIMO VILASBOAS

Palestra 4: Legislação de Unidades de extração, processamento e comercialização de produtos das abelhas
• ELISANGELA LUIZA DE SOUZA MARQUES (DFPA/MAPA/PB)

Palestra 5: Meliponicultura no Rio Grande do Norte: caracterização e desafios futuros
• VERA LUCIA IMPERATRIZ-FONSECA

Palestra 6: Diversidade de abelhas e ecologia da polinização de cajazeira (Spondias mombin L., Anacardiaceae).
• CELSO FEITOSA (UFPB)

Continuação da Clínica Tecnológica 7
Continuação da Clínica Tecnológica 8
Continuação da Clínica Tecnológica 9

Oficina 14: Cultivo de Plantas com Potencial Regional de Produção na Criação de Abelhas
• PROF. D. Sc. IRANILDO MELO (UEPB)

Oficina 15: Boas Práticas de Produção e Beneficiamento de Mel e Importância das Análises
• PROF. D. Sc. ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)
• M. Sc. ALTEVI PAULA DE MEDEIROS (UFERSA)

Oficina 16: Implantação de meliponários com sustentabilidade
• M. SC. FRANCISCO CRISTÓVÃO VENTURA FERREIRA (PB)

14:00 às 16:00
Palestra e Solenidade de Encerramento:
Proposta de políticas Públicas para o Setor Apícola do Governo da Bahia:
• MARIVANDA ELOY (SEAGRI/BA)

Apresentação do Perfil Socioeconômico da Apicultura Paraibana:
• JOAQUIM EFIGENIO MAIA LEITE (EMEPA/PB)
 
INFORMAÇÕES NO ENDEREÇO:
 
 

 

domingo, 3 de novembro de 2013

REUNIÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DE PERNAMBUCO - 07 de Novembro de 2013

A APIME no Consema representa com outras instituições  o segmento das entidades ambientalistas e por esta razão divulga a pauta da próxma reunião ordinária e fica a disposição para receber alguma contribuição a ser apresentada nesta próxima reunião. As sugestões e contribuições podem ser enviadas para o endereço apime.pe@hotmail.com 

APIME



PAUTA DA LXXIV REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMIBIENTE DE PERNAMBUCO
 

DATA :  07 DE NOVEMBRO DE 2013
LOCAL: Hotel Serrano – Rua Quitino  Bocaiúva, nº 336 – Gravatá - PE
 

9 h – Abertura

9 h 15 min – Posse dos novos Conselheiros

9 h 30 min - Apresentação: Plano de Manejo do Refúcio de Vida Silvestre Mata do Engenho Uchoa e do Parque Estadual Mata da Pimenteira

10 h 15 min – Apresentação e votação – Proposta de modificaçaõ à Resolução CONSEMA/PE nº 04/2010 – que estabelece metodoliga de gradação de impactos ambientais e procedimentos para fixação e aplicação de compensação ambiental

11 h 00 min  – Apresentação – Edital de Chamamento Público para Seleção de Projetos para Elaboração de Planos de Manejo das Unidades de Conservação  da Região Metropolitana do Recife – Compensação Ambiental – CPR

11 h 45 min – Apresentação: Edital de Chamamento Público para Seleção de Projetos para Criação e Implantaçaõ de Unidades de Conservação Municipais em  Pernambuco – Compensação Ambiental – CPRH

12 h 30 min – Informes Gerais

13 h - Encerramento
 
 

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão