Vídeos

Visitas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

APIME participa de Evento que Homenageia Araripe Serpa

No dia 02 de abril, na Estação Ecológica de Caetés, o Sr. Araripe Serpa presenteou esta Unidade de Conservação com um equipamento, adquirido nos Estados Unidos, o qual registra imagens e sons de pássaros captados no local onde ele é instalado, o que contribui no registro de espécies da localidade. Além, do equipamento, também presentou a Estação com um livro das Aves Americanas dos Estados Unidos das quais muitas ocorrem no Brasil também, a exemplo, entre outros, do Carcará.


Apresentou aos participantes um Projeto de Observatório de Aves para Caetés, em que está procurando patrocinadores. Mas, alertou! O Observatório não é só para os pesquisadores, mas para toda população interessada.
O Sr. Araripe Serpa  Sandra Cavalcanti, gestora do Parque e Narciso Lins, servidor da CPRH apresentam o Projeto do Observatório de Aves para a ESEC de Caetés.


Mas, presente mesmo foi para quem pode ouvi-lo. Com seus 87 anos é um exemplo de cidadão e defensor do meio ambiente. Expressões fortes definiam o que ele é. Iniciou dizendo "Caetés toca fundo a minha alma".
Fez um relato do início da história de Caetés, quando era uma região de floresta atlântica e fez uma cronologia de fatos que marcaram e alteraram a região, as relacionando com o momentos políticos de cada época e a que grandes projetos eram justificadas essas ocupações, como a chegada de "um polo industrial" e da construção das casas de vila.
Considerado por ele mesmo como um "falante, para justificar seus relatos, explanações de conteúdos históricos não registrados em livros. Como disse em outro momento, "Sabem-se pouco das nascentes" referindo-se as verdadeiras origens dos fatos. E disse ainda que:  "A verdade é sempre apagada pelos poderosos da ocasião".
"São poucos os que tem a coragem no mundo" ´(para poder lutar por causas nobres como a do meio ambiente).
Em seguida, foi fazer uma das coisas que o deixa mais realizado:  plantar árvores. Plantou mudas em uma área que está sendo recuperada em Caetés. Escolheu o Ipê Amarelo.

Araripe Serpa realiza plantio de muda na Estação Ecológica de Caetés.
 Em uma conversa, depois do plantio,  disse-lhe que gostava de abelhas e era amigo do Dr. Paulo Nogueira Neto e ele com um riso singelo expressou: "Paulo Nogueira é um grande homem e meu amigo".


Postado por Alexandre Moura

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão