Vídeos

Visitas

domingo, 8 de junho de 2014

Na Semana de Meio Ambiente a APIME ministra Curso de Meliponicultura para Pescadores

A APIME em comemoração a  Semana de Meio Ambiente, no dia 06 de junho,  ministrou o minicurso "Iniciação à Meliponicultura" para pescadores da Associação de Pescadores do Porto do Jatobá de Abreu e Lima.
Momento de Abertura du Curso de Meliponicultura. Gestora da Estação Ecológica de Caétes, o Presidente da Associação dos Pescadores e o Secretário de Meio Ambiente de Abreu e Lima.

Representante da APIME na abertura do Curso. Parabeniza a Associação dos Pescadores e ao Secretário de Meio Ambiente de Abreu e Lima por esta iniciativa. 

Participaram 15 pescadores e pescadoras da comunidade. O minicurso teve dois módulos: um teórico e outro prático.


Essa importante atividade é fruto da ação do Conselho Gestor da Estação Ecológica de Caetés que extrapolou os limites geográficos quando interagiu com esta exemplar comunidade de pescadores do município vizinho ao de Paulista.

Aula prática: Manejo das abelhas nativas
Aula prática em baixo de uma frondosa jaqueira ao lado da Associação de Pescadores de Porto Jatobá de Abreu e Lima.
O Presidente da Colônia de Pescadores em sua fala disse que a diversidade de conhecimentos promovem os pescadores e que "iniciativas como esta serão sempre bem vindas". Informou que um pescador da comunidade cria abelha com ferrão. Que anos atrás não aceitaram uma proposta para criação de abelhas, por questão de segurança, pois colocariam as abelhas no manguezal,  porque só achavam que só existiam abelhas com ferrão e não sabiam da existência dessa possibilidade de criar abelhas sem ferrão. Mas que agora surge essa possibilidade.

A iniciativa do minicurso teve apoio da Associação de Pescadores do Porto Jatobá, da  Secretaria de Meio Ambiente de Abreu e Lima, cujo Secretário esteve na abertura do Curso e é integrante também do Conselho Gestor da Estação Ecológica de Caetés. A APIME também é integrante do referido Conselho Gestor.
Ao Final do Curso, os participantes receberam estacas para plantio, da planta melífera denominada de  ligusto com objetivo de enriquecerem o pasto apícola da localidade.

Foram entregues, pelos instrutores da APIME, Adgerlan Codácio e Benoni Codácio, juntamente com a Gestora da Estação Ecológica e o Secretário Municipal de Meio Amibiente, os  Certificados de participação do minicurso de iniciação à meliponicultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão