Vídeos

Visitas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2015 é recebido por Elizabeth Szilassy. Uma indicação da APIME



É com muita satisfação que anunciamos que a Vencedora do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2015, na Categoria Personalidade do Meio Ambiente, é a Agrônoma Canadense Elizabeth Szilassy.



A indicação do nome de Elizabeth para concorrer ao Prêmio Vasconcelos Sobrinho foi da APIME por reconhecer a valiosa contribuição dela no processo da conservação ambiental, da economia solidária, da agricultura orgânica, da agroecologia e do verdadeiro desenvolvimento sustentável voltado principalmente para os agricultores familiares.

A atuação da agrônoma canadense Elizabeth Szilassy, desde 1983 na região do Agreste Pernambucano, em especial a região do município do Brejo da Madre de Deus, vem contribuindo no processo de conservação ambiental, da economia solidária, da agricultura orgânica, da agroecologia e do verdadeiro desenvolvimento sustentável voltado para os agricultores familiares.

Em especial, para a APIME, os trabalhos desenvolvidos por Beth contribuem significativamente para a conservação e preservação das abelhas nativas, entre os quais, destacamos o seu apoio à criação da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Brejo da Madre de Deus e quando participação e apoio à Rede Produtiva da Apicultura e da Meliponicultura – Grupo Territorial de Governança GTG;

Beth é agrônoma pela Universidade de Guelph, Guelph, Ontário, Canadá, (Bacharel em Ciências da Agricultura) - Anos: 1978 a 1982, com Especialização em Agricultura Internacional e em Associativismo pela  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Recife PE, Out. 1991 - Maio de 1992; 





CONVITE PARA ENTREGA DO PRÊMIO VASCONCELOS SOBRINHO



 
O Prêmio Vasconcelos Sobrinho
Criado em 1990 pela Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, leva o nome de um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no Estado de Pernambuco. Engenheiro agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989, continua sendo um exemplo a ser lembrado e seguido. Ao promover este concurso, a CPRH quer dar visibilidade aos esforços dos que, assim como Vasconcelos Sobrinho, estão agindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.

Quem foi Vasconcelos Sobrinho
Filho de José Francisco Correia de Vasconcelos e Rita Pinto de Vasconcelos, João Vasconcelos Sobrinho nasceu em Moreno, Pernambuco, em 28 de abril de 1908 e formou-se engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de São Bento, hoje incorporada à UFRPE.

Dentre as tantas contribuições de Vasconcelos Sobrinho nas causas ambientais através de trabalhos de pesquisa, gestão e literatura específica, listamos sua atuação como fundador e ex-diretor do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, hoje Parque Ecológico de Dois Irmãos; professor titular da disciplina de Ecologia da UFRPE; fundador e supervisor da Estação Ecológica de Tapacurá; diretor do Serviço Florestal do Ministério da Agricultura, posteriormente denominado Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF; membro da Delegação Brasileira para a Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação, realizada em Nairobi, em 1977; fundador e diretor do Serviço de Inspeção Florestal e Proteção à Natureza do Estado de Pernambuco.

Vasconcelos Sobrinho escreveu e publicou mais de trinta livros, entre eles Estudos e Observações sobre as Matas de Pernambuco (1937), O Problema Florestal do Nordeste (1940), As regiões naturais de Pernambuco, o meio e a civilização (1949), Regiões Naturais do Nordeste (1971), Catecismo da Ecologia (1982) e Desertificação no Nordeste do Brasil (coletânea de trabalhos publicados pelo Departamento de Recursos Naturais da Sudene, 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão