Vídeos

Visitas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A APIME na Semana de Meio Ambiente de Olinda - Lançamento de Selos sobre as Abelhas Brasileiras e Meliponário na Mata do Passarinho

A APIME participou, no dia 01.06.2015, da significativa Abertura da Semana do Meio Ambiente de Olinda.

Uma semana diferenciada onde as abelhas brasileiras sem ferrão tem sua importância evidenciada, com duas grandes realizações: O Lançamento de Série de Selos dos Correios com o Tema Abelhas Brasileiras sem Ferrão e a Instalação do Meliponário Didático da APIME na Unidade de Conservação Floresta Urbana Mata do Passarinho.

OS SELOS

Os Selos mais que taxas postais, movimentam, entre pessoas e nações, informações e cultura de um povo, de um país.

Os Selos Filatélicos são colecionados e assim assumem o papel de registros históricos e culturais conservados, difundidos por pessoas.

Até a data de hoje, o único selo emitido pelo Brasil relacionado com abelhas foi o da Série Recursos Econômicos - Apicultura de 1982.


Em 2015, 22 de maio, depois de mais de 30 anos, os Correios lança nacionalmente a Série " Abelhas Brasileiras Meliponas - Abelhas Sem Ferrão, a qual conta com a ilustração/representação de 06 espécies que simbolizam a riqueza das mais de 300 espécies de meliponíneos do Brasil.



Olinda-PE foi escolhida para ser a cidade do Estado de Pernambuco para se realizar o lançamento dessa Série. Uma articulação da APIME com a Filatelia dos Correios de Pernambuco e a Secretaria de Meio Ambiente de Olinda.




Solenidade de Abertura da Semana de Meio Ambiente de Olinda
 Fala do Secretário de Meio Ambiente de Olinda

Secretário de Meio Ambiente, Roberval Veras, Vice-Prefeito de Olinda, Enildo Arantes e o
Diretor Regional dos Correios em Pernambuco Pedro Luiz Mota 

A APIME presente na solenidade representada por Alexandre Moura (foto centro - camisa cinza), Adgerlan Codácio e Tiago Melo


O MELIPONÁRIO NA MATA DE PASSARINHO

A APIME, que tem como diretriz a instalação de meliponários didáticos em Unidades de Conservação que recebam visitação,  com o objetivo promover a educação ambiental e a conservação das abelhas nativas, propôs a instalação de um Meliponário na Floresta Urbana da Mata de Passarinho.

Mais que um meliponário didático,este estará possibilitando a reintrodução do serviço de polinização  das espécies nativas dessa floresta realizado por abelhas uruçus - Melipona scutellarias, que a décadas deixou existir nidificações naturais na área.

Assim, com estas duas ações, partir desta data, graças das articulações e ações da APIME, Olinda passa a fazer parte da história da meliponicultura.















2 comentários:

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão