Vídeos

Visitas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

BALANÇO DAS ATIVIDADES DA APIME EM 2015

BALANÇO DAS ATIVIDADES DA APIME EM 2015

Fevereiro 2015

Dia 22.02.2015, a APIME participou da Assembleia de Fundação da Associação de Meliponicultores da Paraíba.

Maio 2015

Dias 22 e 23.05.2015, a APIME participou do I Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri - PE, que tem como tema: "Abelhas: exploração sustentável".

Junho 2015

Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2015, reconhecimento às personalidades do Estado de Pernambuco que contribuem par ao meio ambiente, através da Agência de Meio Ambiente, foi recebido por Elizabeth Szilassy. A indicação de Beth foi da APIME pelo trabalho que ela desenvolve com agricultores familiares e meliponicultores no agreste do Estado de Pernambuco.

05.06.2015 -No dia em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente a APIME realizou a remoção de um enxame de abelhas Apis que se localizava na Estação Ecológica de Caetés, localizada no Município de Paulista – PE, atividade acompanhada por alguns servidores da ESEC Caetés. 

01.06.2015 - A APIME participou da significativa solenidade de Abertura da Semana do Meio Ambiente de Olinda, uma semana diferenciada onde as abelhas brasileiras sem ferrão tem sua importância evidenciada, com duas grandes realizações:

01.06.2015 – A APIME articulou com os Correios Agência Central de Pernambuco  – Filatelia  e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Olinda-PE, para realizar o  Lançamento de Série de Selos dos Correios com o Tema Abelhas Brasileiras sem Ferrão no estado de Pernambuco. O lançamento foi no dia 01 de junho.

02.06.15 – A APIME instalou o Meliponário Didático da APIME na Unidade de Conservação Floresta Urbana Mata do Passarinho, em Olinda – PE.


Setembro 2015

07.07.2015 – representação da APIME estava presente na caminhada “Grito dos Excluídos 2015”,  no Recife - PE.

22 a 24.09.2015 - A APIME participou do II Seminário Internacional de Agroecologia, III Seminário de Agroecologia de Pernambuco e II Jornada dos Povos de Pernambuco e do evento Diálogos de Conhecimentos sobre Agroecologia  ocorrido na Universidade Federal Rural de Pernambuco – Recife – PE. 
A APIME instalou um Meliponário Didático Expositivo e apresentou as abelhas nativas aos participantes da referidas atividades.

Outubro de 2015

11.10.2015 - A APIME teve a honra de ter participado da inauguração da Unidade de Extração de Produtos Apícolas UEPA localizada na propriedade do Sr. No e Dona Maria no Sítio Jenipapo da  Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Brejo da Madre de Deus – PE.

03.10.2015 - A APIME apresentou a Exposição Abelhas Nativas no Dia de São Francisco de Assis (04 de outubro) na Igreja de São Francisco de Assis na Cidade Histórica de Olinda.

04.10.2015 - A nossa atividade, Exposição Abelhas Nativas no Dia de São Francisco de Assis, foi registrada no Jornal do Commercio, na "Capa 2" e no JC on line. Confira a matéria abaixo.

Novembro 2015

APIME propôs, através do Conselho Gestor da Estação Ecológica de Caetés, iniciativas para coibir maus tratos aos animais em época da Festa Religiosa de São Severino dos Ramos em Pernambuco.

A APIME apoiou realização da 1º Feira de Agricultura Familiar da Estação Ecológica de Caetés.


Dezembro 2015

Dias 01, 02 e 03.12.2015, em Ouricuri - PE, sertão de Pernambuco, a APIME ministrou o Curso de Iniciação à Meliponicultura promovido pelo Instituto Federal - Sertão Pernambucano - Campus Ouricuri.

Dia 02.12.2015 – A APIME participou da inauguração do Meliponário Didático Dr. Irineu Renato Barbosa, em homenagem saudoso  meliponicultor e sócio da APIME.

A APIME participou  da inauguração da segunda Unidade de Extração de Produtos Apícolas UEPA, localizada no Sítio Queimadas em  Brejo da Madre de Deus - Pernambuco.


A APIME disponibilizou em meio digital, no Blog da APIME,  o Livro “Iniciação à Criação de Uruçu de Chão” – autores Francisco das Chagas Carvalho, Selma Carvalho, Tertuliano Ayres Neto e Marilda Cortopassi.

Um comentário:

  1. Feliz 2016 e que o trabalho continue, apesar de não ser nada fácil.

    ResponderExcluir

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão