Vídeos

Visitas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A APIME participa da inauguração da UEPA Baraúnas em Brejo da Madre de Deus

A APIME participou, a convite da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Brejo da Madre de Deus - BREJO MEL da inauguração da Unidade de Extração de Produtos Apícolas - UEPA, localizada no Assentamento Baraúnas - Brejo da Madre de Deus - PE.

A inauguração contou com a presença de 60 pessoas entre apicultores e lideranças locais e regionais de Brejo da Madre de Deus, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte e Recife.

Sr. Tião, Presidente da Associação do Assentamento Baraúnas abre a reunião e convida as pessoas para comporem a mesa da solenidade.


Luiz Aleixo, Lula do Mel, presidente da FEAMPE, conduziu os trabalhos da reunião e de forma bastante participativa oportunizou a todos que quiseram, o direito a fala.
Luiz Aleixo falou sucintamente sobre a Cooperativa de Apicultores e as relações e tramitações relacionadas a comercialização de mel para programas governamentais.
Solicitou à Beth que pudesse explicar como se deu o processo de obtenção e aplicação de recursos obtido de programas governamentais que possibilitou a construção das UEPAS. 
Beth fez uma explanação detalhada, que se encontra no final deste texto.

Luiz Aleixo falou também das participações da Federação de Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco, inclusive da viagem que fez  à Brasilia para reunião com o Presidente da Confederação - CBA e com o presidente da Unamel.  Informou da conquista de espaços de apresentações para Pernambuco  no Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura.
Informou que o referido congresso está confirmado para ser realizado em Fortaleza-CE, no período de 04 a 06 de maio de 2016. Disse ser seu desejo, como presidente da Federação,  ter representação significativa de Pernambuco no Congresso Brasileiro com a presença de dezenas de apicultores do agreste pernambucano.
Falou ainda, de como representante titular da APIME no Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA - da proposta apresentada pela APIME para incluir a meliponicultura familiar como atividade a ser remunerada com o pagamento por serviços ambientais - PSA.

A inauguração da UEPA contou com a presença do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe. Sr. Paulo André Dias.


Luiz Aleixo, em homenagem a Beth, a presenteia com uma  Peça Cerâmica com um desenho artístico que faz menção à Unidade de Conservação  Pedra do Cachorro que fica localizada no Município de Brejo da Madre de Deus - PE.


Beth recebe das mãos do Presidente da Federação de Apicultores e
Meliponicultores  de Pernambuco e do Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica 
do Rio Capibaribe uma Cerâmica com um desenho artístico que faz
menção à Pedra do Cachorro. Beth já subiu mais de sessenta vezes essa Pedra.


A APIME em seu discurso elogiou a organização dos apicultores de Baraúna e disse que aquele ato não era apenas uma solenidade de inauguração de um espaço físico, mas um momento em que congregava pessoas e ali realizar-se-ia a convergência de várias atividades como diálogos, socialização de experiências e saberes, troca de sementes, declamação de poesias, discussão sobre sustentabilidade ambiental, formas de organização social entre tantas outras.
Alexandre Moura (APIME) fala da importância da Federação de
Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco.
Em seguida, evidenciou a importância da organização dos produtores familiares e destacou a necessidade dos apicultores se voltarem para aspectos relativos a sustentabilidade ambiental da atividade, como por exemplo a origem do material usado na confecção das colmeias para que não sejam de madeiras espécies nativas de origem ilegal e que não promova a destruição de espécies vegetais nativas locais, ambientalmente valiosas, como a Umburana de Cambão, a Craibeira e mesmo a Baraúna para confecção de colmeias. 
Lembrou da importância do comércio local e regional como forma de fortalecimento da atividade apícola familiar, pois esse modelo se torna pouco dependente de fatores econômicos externos e assim é mais estável.
Enfatizou a necessidade dos apicultores se organizarem além da Associação, valorizando, validando, contribuindo e fortalecendo as outras esferas institucionais como a Federação dos Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco (FEAMPE),  atualmente  presidida por Luiz Aleixo, Lula do Mel (Apime) e por consequência a Confederação Brasileira de Apicultores e Meliponicultores.
Considerou a Federação o elo da organização institucional das associações com a Confederação Brasileira de Apicultores e Meliponicultores, instância de âmbito Nacional, e nesse processo é que se estabelecem as discussões, lutas, reivindicações, conquistas que resultam em legislações, normas e procedimentos que favorecem e desenvolvem o setor. Daí a importância de uma Federação forte.

Em seguida, houve a troca de sementes de Araça-Boi, estaca de Marianeira, de Moringa e estacas de Murtre.
O Sr. Francisco João Cordeiro – Chico de Santo, agricultor, apicultor, meliponicultor e poeta, de Sítio Tabocas – Brejo da Madre de Deus, foi presenteado com um Banner com “Poema das Abelhas”, uma homenagem da APIME - Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores ao Poeta. 
Momento da entrega do Banner em homenagem ao
 Poeta Francisco Cordeiro por Alexandre Moura - APIME

No momento o Poema das Abelhas foi declamado especialmente pelo autor para o público presente
Teve também a distribuição de abelhinhas de brinquedo pela APIME para crianças que estavam presentes à reunião acompanhando seus pais, como forma de incentivá-las a conhecerem e gostarem das abelhas, além de adesivos com imagem de abelhas e cartazes do sobre a Caatinga.

Encerrada a solenidade de inauguração seguimos para um almoço organizado e preparado pela família do Sr. Tião. Lá as conversas sobre abelhas não pararam. Tudo de bom!
Momento do Almoço dos Participantes da Inauguração



Eita almoço bom!!!
Um deixou o prato sozinho para não sair na foto.


Mais imagens do momento da  inauguração da UEPA:


Seu  Chico Correia e Seu Nô, dois meliponicultores de valor.
Seu Nô é parte do Poema das Abelhas.


Meliponicultor e poeta Chico Correia expondo o banner
com seus versos - Poema das Abelhas. Presente da APIME


Presentes na Inauguração

Festa bonita e valorosa. Mais de 60 participantes na Inauguração




UEPA - Baraúnas - Brejo da Madre de Deus - PE
















INFORMAÇÕES SOBRE A UEPA:
Foi resultado do Contrato N. 037/2013 celebrado entre a Associação Brejo Mel e a Companhia Nacional de Abastecimento CONAB/SUREG-PE referente seleção pelo Edital de Chamada Pública BNDES/CONAB nº 001/2013 que teve por objetivo selecionar e apoiar projetos que contribuam para o fortalecimento social e econômico de organizações produtivas rurais de base familiar que fornecem alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), importantes instrumentos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar.
A Associação Brejo Mel vem fornecendo o Mel de Abelha desde Maio de 2010 para o PNAE do Brejo. O município do Brejo da Madre de Deus, com apoio do prefeito Dr. Edson e equipe, foi o primeiro município pernambucano a adquirir produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, cumprindo a Lei Federal N. 11.947 de 16/06/2009 que exige que pelo menos 30 % da Alimentação Escolar sejam fornecidas pela Agricultura Familiar. O fornecimento de mel ao PNAE irá continuar em 2016 garantindo uma alimentação escolar de qualidade.
Houve mais de 3.000 concorrentes ao Edital no Brasil; 100 (cem) propostas foram selecionadas, apenas 4 (quatro) do estado de Pernambuco, sendo 2 (duas) de Brejo da Madre de Deus: a Associação Brejo Mel (UEPAs) e Associação Terra Fértil (Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas); as outras duas organizações contempladas de Pernambuco eram de Bom Conselho e Custódio. Mais duas UEPAs foram construídas no Sítio Jenipapo e no Sítio Queimadas (reforma). O objetivo da UEPA é a extração do mel das Abelhas com Ferrão (Apicultura) e das Abelhas Sem Ferrão – ASF (Meliponicultura), segundo as normas sanitárias do Ministério da Agricultura. O mel extraído será repassado para beneficiamento final na Casa do Mel do Sitio Estrago, em vias finais de conclusão.
Parceiros:
Cooperativa dos Apicultores do Agreste de Pernambuco – Agreste Mel
Federação de Apicultura de Pernambuco - FEAMPE
Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores - APIME
Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Brejo da Madre de Deus - CONDESB
Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Brejo da Madre de Deus;
Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus
Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão