Vídeos

Visitas

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Participação da APIME no XXI Congresso Brasileiro de Apicultura e VII Congresso Brasileiro de Meliponicultura

A APIME em 2016 completou 25 anos!

A APIME participou com uma significativa representação no Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura realizado nos dias 04,05 e 06 de maio. Estiveram presentes: Adgerlan Codácio, Flávia Lemos, Matheus Codácio, Benoni Codácio, Auri Ferreira, Airton Carvalho, Luiz Aleixo, Alexandre Ferreira,  Alexandre Moura, Severino Batista, Antônio Junior e Luiz Aleixo.


A APIME teve uma atuação importante no evento.

1 - Dentro da programação do Congresso, a APIME  ministrou a palestra no WorkShop "Abelha e Sustentabilidade", na qual foi trazida a abordagem sobre o tema, resgatando-se conceitos, preocupações com a má distorção do conceito para justificar práticas inclusive predatórias ao meio ambiente e por fim, apresentou-se recomendações para contribuir com a sustentabilidade das abelhas.

Alexandre Moura - APIME - ministrou palestra "Abelha e Sustentabilidade".

José Aragão (Presidente da CBA), Ademar Oliveira de Loiola (Palestrante - COOLIMEL - Parambu CE) , Fausto Camargo (palestrante),  José Xavier (UNAMEL e Presid. da Federação dos Apicultores do Ceará),
Luiz Aleixo (Mediador da Mesa do Workshop, Alexandre Moura (Palestrante APIME)

O "fumacê", veneno para combater o mosquito da dengue, foi apresentado como prática prejudicial às abelhas nas áreas urbanas, incluindo-se as nativas e a do gênero Apis.

Como necessidade de ações para a sustentabilidade das abelhas, a APIME apresentou as suas propostas que constam inclusive no documento "Um lugar seguro para as abelhas", que são:
- Criação de Unidades de Conservação;
- Declaração de espécies vegetais chaves para conservação das abelhas, principalmente aquelas que propiciam locais de nidificação;
- Implentação de Políticas de Pagamento por Serviços Ambientais para polnizadores referentes às abelhas nativas;
- Combate ao uso de agrotóxicos.

Na conclusão  do workshop apresentou-se a campanha "Um lugar seguro para as abelhas" lançada pela Associação Maranhense AMAVIDA.

Luiz Aleixo, mediador do Workshop "Abelhas e Sustentabilidade"
 apresenta o trabalho artístico de Benoni Codácio.



 2 - Airton Carvalho, Professor Doutor da UFRPE - Serra Talhada ministrou a palestra no Workshop "Avanços e Desafios para a Meliponicultura Brasileira" . Também teve palestra do Prof. Dr. Carlos Alfredo Carvalho – UFRB-BA.

Público do workshop
"Avanços e Desafios para a Meliponicultura Brasileira" 
Adicionar legenda
Professor Doutor Airton Carvalho


3 - No momento do Congresso, realizou-se a reunião da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores que contou com a APIME, Associação do Cabo de Santo Agostinho, Presidente da Cooperativa e integrante da Associação.


4 - Escultura sobre abelha - A APIME expôs o artesanato de Benoni Codácio.

Artesanato "Abelha Polinizando" do apicultor, meliponicultor e artista Benoni Codácio.


Exposição do artesanato de Benoni Codácio e apresentação do adesivo "Apicultura: melhor profissão do mundo".


5 - Divulgamos os Adesivos "Apicultura é a melhor profissão do mundo". Os adesivos tem como objetivo a valorização da atividade apicultura na perspectiva de seu reconhecimento como profissão.
Registro que a expressão "Apicultura é a melhor profissão do mundo" foi escolhida a partir de uma declaração expontânea de Lula do Mel, ao telefone, ao anunciar que que estava naquele momento indo ao campo ver as abelhas de sua criação.

Público contempla artesanato de Benoni Codácio.

Adesivo sendo observado.

6 - A Assembléia da CBA. A Federação de Apicultores e Meliponcultores de Pernambuco representante do estado, se fez presente com a presença de seu presidente, Luiz Aleixo, Lula do Mel. 

A APIME acompanhou a referida reunião e que teve um espaço para falar concedido pela FEAMPE, em que abordou sobre as preocupações sobre a emissão da Carteira do Apicultor, especificamente sobre a responsabilidade de que esse documento representa para o setor.

7  - Reunião da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores. Na ocasião do Congresso, realizou-se uma reunião da FEAMPE, atualmente presidida por Luiz Aleixo. A reunião contou com as instituições APIME, a ASAPBL e a AAMC. Teve a presença também do Presidente da Confederação Brasileira de Apicultores - CBA que veio prestigiar a referida reunião e dar apoio aos trabalhos do associativismo em Pernambuco.

Estiveram presentes: Luiz Aleixo (Presidente da FEAMPE), Maria Francisca de Lima e Antônio Muniz (AAMC - Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Cabo de Santo Agostinho), Severino Batista (ASAPBL - Associção de Apicultores e Meliponicultores de Belém de Maria), Mari Auri, Adgerlan Codácio, Alexandre Moura, Alexandre Ferreira (APIME) e José Aragão (Confederação Brasileira de Apicultura - CBA).

Reunião da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores - FEAMPE

8 - No Congresso foi momento para encontrarmos muitos amigos. Entre esses, a turma do Instituto Federal de Ouricuri - IF Sertão -PE-Campus Ouricuri - PE, Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) com sete alunos do Curso Técnico em Agroindústria e Curso Superior em Química sob a coordenação dos professores Társio Lopes e João Paulo Holanda, os quais apresentaram seis resumos. Lembramos que, em 2015, a APIME foi convidada para ministrar um curso sobre iniciação à meliponicultura.


Antonio, Onofre, Prof. Társio, Marina, Prof. João Paulo, Rozangêla
 Luzivania, Veronildo, Mateus e Paulo ( Assistente de Aluno).

Aluna Luzivania (vermelho) e Aluno Mateus (explicando)

Aluna Luzivania (vermelho) e Aluno Onofre

Aluna Rosangela e Prof. Társio Alves

9 - Informes:
a) o Próximo Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura, em 2018, será realizado no Estado de Santa Catarina, em Joenville.

b) E o Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura de 2020 será realizado no Distrito Federal.




Representação de Penambuco no Congresso

Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco


OUTRAS IMAGENS:

Lula do Mel (chapéu branco) e Benoni Codácio (chapeú marron) apicultores e tocadores de violão e gaita respectivamente.
Adgerlan Codácio, Flávia Lemos e Matheus,


Matheus sempre encantado com as abelhas!



Auditório do Congresso na abertura das atividades



Encerramento do Congresso 2016

Solenidade de encerramento do Congresso


Benoni com a exposição e venda do seu artesanato.

Um comentário:

  1. Muito proveitosa a participação da APIME no XXI CONBRAPI/2016. Parabéns!
    Que em 2018, possamos duplicar ou triplicar nossa presença em Joinville-SC.

    ResponderExcluir

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão