Vídeos

Visitas

sábado, 5 de janeiro de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA APIME 2012



RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA APIME
NO ANO DE 2012



Conselho Estadual de Meio Ambiente e a APIME
Como uma das representantes das Entidades Ambientalistas no Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, a APIME teve participação nas reuniões ordinárias e extraordinárias, além de assumir a Coordenação da Câmara Técnicas Trabalho e Empregos Verdes e Sustentabilidade e a Coordenação da Câmara Técnica de Bem Estar Animal, Ética e Saúde Pública.


Reencontro com o primeiro Presidente da APIME
Esteve nos visitando em Pernambuco, Teócrito Vasconcelos, o primeiro presidente da APIME. A visita nos proporcionou um momento importante e prazeroso, pois pudemos renovar assuntos, idéias, propostas. Atualmente Teócrito reside em Alagoas.

Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura em Gramado – RS
A APIME participou do Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura, que se realizou na Cidade de Gramado - RS  onde contou com a presença de muitos associados no evento.
Neste Congresso foi apresentado o Livro Abelha Urucu do Chão, de Autoria do casal Francisco das Chagas Carvalho e Selma Carvalho, Tertuliano Ayres Neto e  Marilda Cortopassi Laurino.


Conferência das Nações Unidas - RIO +20
A APIME participou da histórica Conferência da ONU - Rio Mais 20, na programação da Cúpula dos Povos. Participamos da grande caminhada da Cúpula dos Povos, onde milhares de pessoas, de centenas de segmentos da sociedade, protestavam contra ações maléficas ao planeta, alertavam sobre riscos ambientais e apresentavam caminhos e soluções para vários problemas de ordem ambiental e social. A APIME durante a caminhada apresentou um belo painel pintado a mão, com ilustrações relativas às abelhas e  que alertava sobre a questão da conservação das abelhas e as ameaças que as alterações do Código Florestal (naquele momento em votação no Congresso Nacional) traziam de ameaça para esses polinizadores.


Ilha de Fernando de Noronha
Na Ilha de Fernando de Noronha encontram-se colônias de abelhas italianas puras. A APIME fez uma visita técnica ao local para analisar a situação em que se encontram essas colméias e a atividade apicultura.

Dia de São Francisco de Assis – 04 de outubro
A APIME, no dia 04 de outubro, participou das atividades comemorativas ao Dia de São Francisco de Assis, no Convento de São Francisco, em Olinda onde apresentou uma exposição sobre  Meliponicultura, inclusive com a mostra de uma colméia de abelha urucu, Melipona scutellaris. A atividade contou com a participação da ASPAN – Associação de Defesa da Natureza.

Meliponicultores do Agreste
Em dezembro de 2012, a APIME participou de uma excursão aos municípios de Passira e Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, para realizar Visitas Técnicas voltadas a coletar material para uma pesquisa no campo da genética, realizada pelo sócio da APIME, Airton, Pós-doutorando pela Universidade de Mossoró.

Meliponicultura na Chapada do Araripe – Projeto de Conservação
Na região da Chapada do Araripe, existe a abelha Urucu do Chão, uma melípona que faz seu ninho embaixo da terra. Por ação de meleiros, tem seus ninhos abandonados e destruídos logo após a retirada do mel. O trabalho de conservação dessas abelhas desenvolvidos por Chagas e Selma e Tertuliano Ayres através de criação racional em colméias de argila e através de sensibilização de meleiros tem sido uma perspectiva na conservação das urucus do chão.

Meliponicultura na Chapada do Araripe – A Seca
Este ano a seca prolongada, cujos registros apontam como sendo uma das maiores  a décadas, atingiu sobremaneira a meliponicultura desenvolvida nessa região. Colônias de abelhas nativas, criadas racionalmente, sentiram o rigor da temperatura, pois as árvores ficaram desfolhadas, elevando incidência dos raios solares sobre os meliponários, conseqüentemente elevando a temperatura interna das colméias, que ocasionou a morte de diversas colônias.
Visitamos a região e foi dura a realidade ali encontrada. Mas, ainda durante a visita, nossas esperanças da amenização daquela situação se renovaram, pois fortes chuvas ocorreram na área naqueles dias o que garanteria a recomposição da vegetação nativa.


Visita de meliponicultor amazonense
Em dezembro, recebemos a visita do meliponicultor amazonense, o pernambucano Vidarico, que nos honrou com sua presença em Pernambuco. Estivemos reunidos na casa dos sócios da APIME,  Chagas e Selma,  momento em que contou também com a presença de Airton, onde conversamos sobre o que mais gostamos: abelhas nativas.

Livro – “Iniciação à Criação da Uruçu de Chão”
Em 2012, no Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura, foi lançado o Livro “Iniciação à Criação da Urucu de Chão” dos sócios da APIME, Chagas e Selma, de Tertuliano Neto e Marilda Cortopassi.
Excelente e bela publicação que fala sobre o manejo da abelha Urucu do Chão. É um livro imperdível, fruto de muito trabalho, observação, leituras, pesquisas e principalmente resultados de manejo dessa espécie tão singular.

Pesquisas:
APIME contribui atualmente com as pesquisas:
a) Sobre genética de Abelhas Melipona subnitida
    Universidade de Mossoró e Universidade de São Paulo

b)  Pesquisa sobre composição química do mel e eventuais contaminantes - UFPE

Visita de Carlos Osowisk ao Semiárido Nordestino
Recebemos a ilustre visita  de Carlos Osowski, tradutor de diversas Obras Literárias da Apicultura Internacional e estudioso sobre Abelhas Apis.
Durante sua visita, viajou a região do agreste onde conheceu a apicultura desenvolvida no semiárido nordestino, em propriedades de agricultores familiares,

Homenagem ao Dr. Paulo Nogueira Neto – Prêmio Vasconcelos Sobrinho
A Agência de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH, ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, anualmente promove o Concurso para o Prêmio Vasconcelos Sobrinho, premiação oferecida a pessoas e instituições que se destacaram por ações voltadas a  defesa do meio ambiente.
 A APIME apresentou como candidato ao Prêmio, na Categoria Personalidade Nacional, o professor Dr. Paulo Nogueira Neto, o qual foi premiado. Tal feito deixa todos da APIME muito orgulhosos, por ter sido este premio o reconhecimento de Pernambuco à trajetória ambientalista de Dr. Paulo Nogueira Neto.
A Solenidade de entrega do Prêmio foi no dia 28 de junho de 2012.


AGRINORDESTE 2012
A APIME participou da Agrinordeste com a apresentação de Palestra  ministrada por Luiz Aleixo. Diversos sócios participaram deste evento.
A Professora Lourdes Queiroz apresentou um catálogo da flora apícola da região do Araripe.

Rodada de Itaparica – Clube de Engenharia
Em novembro, na Cidade de Jatotá - PE, Sertão de Itaparica, a APIME apresentou o Painel “Importância da conservação da Umburana de Cambão” dentro da programação do Seminário Rodada de Itaparica, promovido anualmente pelo Clube de Engenharia de Pernambuco, com o objetivo de discutir problemas, mas principalmente, dar encaminhamentos e cobrar soluções.
O foco do Painel apresentado pela APIME foi a necessidade da conservação dessa espécie vegetal da caatinga para a preservação e conservação de dezenas de espécies de abelhas nativas, as quais utilizam-se das cavidades (ocos) existentes em seu tronco e galhos para nidificarem. A recomendação da proteção umburana de cambão está contida no documento final da “Rodada”, denominado “Carta de Itaparica”.
IPA – “PAIS”
O Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA desenvolve, no âmbito da extensão rural, a divulgação do Programa de Agricultura Integrada Sustentável – PAIS. O PAIS consiste em um sistema de produção agrícola, voltado principalmente para agricultores familiares, baseado num sistema de “mandala”, onde ao centro dele se faz a criação de aves e ao seu redor, em semi-círculos, se tem diversas leiras cultivadas com hortaliças.
A novidade é que, a APIME em colaboração com o IPA de Paulista, inovou  ao inserir o componente polinizador nativo, Abelha Nativa, ao Sistema PAIS. Ou seja, dentro composição da “mandala” passou a existir a presença de colméia de abelha nativa. O propósito é, além da polinização, funcionar como mais um elemento bioindicador da qualidade das hortaliças sem agrotóxicos.
O consumidor tem nas abelhas do PAIS um certificado de que não há aplicação de agrotóxico naquela produção.

Divulgações no BLOG APIME
a) A APIME através do seu Blog (www.apimeabelhanativablogspot.com.br) fez divulgação dos eventos de apicultura e meliponicultura realizados por todo o país, contribuindo com isso na popularização e expansão das atividades.

b) A APIME por ser integrante do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA  tem como compromisso divulgar as pautas das reuniões do Consema e quaisquer outras informações referentes às deliberações e solicitações desse conselho.

Código Florestal
A APIME participou da Campanha Nacional “Veta Dilma!” referente a não aprovação das alterações do Código Florestal, as quais traziam prejuízos para conservação das florestas e das abelhas nativas.

Fundada a AAPIMEL
A APIME anunciou no seu Blog, em 2012, a fundação da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Riacho das Almas – AAPIMEL.

Consulta Pública IBAMA
O IBAMA lançou Edital referente à Consulta sobre Animais de Estimação, cujo objetivo é fazer um levantamento da demanda de espécies voltadas para tornarem-se animais de estimação.
Tal consulta é muito questionada entre diversos segmentos técnicos e de ambientalistas por inúmeras razões. Porém a referida consulta pública é uma exigência contida na Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA
A APIME entende como um passo importante no processo de legalização da criação das abelhas nativas e participou da referida consulta pública indicando as espécies de abelhas nativas Melipona scutellaris,  Melipona subnitida e T. angustula como possíveis espécies a serem consideradas animais de estimação.
                                                                                                                   


PALESTRAS
A APIME, em 2012, realizou diversas palestras sobre as abelhas nativas, entre elas a ministrada para servidores, funcionários do Jardim Botânico do Recife. A APIME mantém um meliponário no Jardim Botânico desde 1992

Pesticidas ou Atrotóxicos
A APIME manteve seu discurso contra a utilização de Agrotóxicos, por considerá-los incompatíveis com a criação e conservação das abelhas, nativas e Apis. No seu Blog , a APIME apresenta links de páginas na internet que aprofundam a discussão sobre agrotóxico.

TRANSGÊNICOS
A APIME por entender que os transgênicos na agricultura podem acarretar problemas e prejuízos à criação de abelhas e utilizando-se princípio (ambiental) da Precaução, se posiciona contrário ao uso de culturas agrícolas transgênicas.
Também, entendendo a importância de que os apicultores e meliponicultores tem o direito de saber quais os produtos do seu consumo diário possuem produtos transgênicos, a APIME divulgou no seu Blog o símbolo contido (obrigatoriamente por lei) nas embalagens dos produtos de consumo humano e animal que contenham transgênicos. O símbolo é uma figura em forma de triângulo amarelo contendo a letra “T”, garrafal, em cor preta.

Um Casamento e um presente especial
Maurício e Jacira Periquito, Observadores de Aves e apicultores,  casaram-se em dezembro e receberam de presente da APIME uma colônia de abelha uruçu (Melipona scutellaris). Irão iniciar o seu meliponário de uruçu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão