Vídeos

Visitas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Exposição "Abelhas Nativas" no Dia de São Francisco de Assis

A APIME participou no dia 03.10.15 com a exposição Abelhas Nativas da comemoração do Dia de São Francisco de Assis (04 de outubro) na Igreja de São Francisco de Assis na Cidade Histórica de Olinda.

Turistas, estudantes e visitantes em geral passaram no espaço da APIME e puderam ver as abelhas uruçus em uma colmeia expositor.


A nossa atividade foi registrada no Jornal do Commercio, na "Capa 2" e no JC on line. Confira a matéria abaixo.


Jornal do Commercio

RELIGIÃO

Devotos celebram o dia de São Francisco, padroeiro da ecologia

Haverá programação neste domingo (4) em conventos do Recife e de Olinda. Jardim Botânico promove palestra

Publicado em 03/10/2015, às 14h01

Da Editoria Cidades

Bênção dos animais no Convento de São Francisco, em Olinda / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Bênção dos animais no Convento de São Francisco, em Olinda

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

O dia de São Francisco, padroeiro da ecologia, é comemorado domingo, 4 de outubro, com celebrações religiosas em igrejas, palestra no Jardim Botânico do Recife, bênção de animais e distribuição de mudas de árvores para devotos do santo.
No Sítio Histórico de Olinda, os frades do Convento de São Francisco já abençoaram os bichos numa cerimônia neste sábado (3) pela manhã, e convidam a população para o encerramento da festa domingo (4) com missa a partir das 8h. Depois, haverá roda de ciranda, maracatu e a entrega das mudas de ipê, mandacaru, cacto e outras espécies.
Isabela e Terezinha Lima levaram a cadela para agradecer pela saúde do animal. Aos 13 anos de idade, Mel sofre de diabetes e perdeu a visão. “O veterinário disse que ela iria morrer, mas pedi a São Francisco e Mel está bem”, diz Terezinha Lima. Além da bênção, os frades levaram os visitantes para conhecer a fonte secular do convento.
Enquanto isso, o Convento de Santo Antônio, no Centro do Recife (Rua do Imperador Dom Pedro II), recebe o público a partir das 14h do dia 4. A programação começa com encenação teatral, cânticos, apresentação da vida de São Francisco de Assis (1181-1226) e bênção dos animais. A missa, com dramatização da Oração de São Francisco, será às 17h.
Jardim Botânico do Recife, no Curado (Km 7,5 da BR-232), bairro da Zona Oeste da cidade, promove a palestra São Francisco: Um ambientalista do século 13. Quem conduz o debate, a partir das 10h30, é o frade Sinésio Araújo, representante da Ordem Franciscana do Nordeste. A entrada é gratuita.
OLINDA
Artesãos da cidade de Olinda, organizações não-governamentais e a prefeitura também participam dos eventos deste sábado (3), com exposição no claustro do Convento de São Francisco, até as 11h. “Parte deles continua expondo amanhã (4)”, diz frei Bruno Santana.
A Associação de Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco (Apime) levou uma colmeia de abelhas nativas brasileiras, insetos sem ferrão e que produzem diversos tipos de mel. A abelha rainha do grupo, com a barriga grande e branca, difícil de ser vista, pôde ser contemplada.
Representantes da empresa Asa aproveitaram a oportunidade para divulgar o programa de coleta seletiva de óleo de cozinha. E o Centro de Educação Ambiental do Bonsucesso apresentou os projetos sustentáveis da instituição, como reciclagem, compostagem e a biblioteca com enfoque ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão