A data é uma homenagem a data de nascimento do Ecólogo Pernambucano Vasconcelos Sobrinho que se destacou em seus trabalhos voltados ao Combate à Desertificação.
http://www.slide.com/r/uJwosbp_uj_NGdUaK2Vuiim5kyO3TaMr?previous_view=lt_embedded_url
Neste bioma, único do mundo, muitas espécies de abelhas nativas nidificam em cavidades das árvores como Catingueiras, Imburanas de Cambão, Angicos, Tamboris entre outras.
É na caatinga, na Região da Chapada do Araripe que existem a abelha uruçu do chão, denominação em razão destas construirem seus ninhos debaixo do solo, considerados subterrâneos.
Especificamente lá, no Refúgio das Abelhas Paulo Nogueira-Neto existe um trabalho do casal Chagas e Selma e mais Tertulliano Neto destinado a proteger esta espécie. (http://www.apacame.org.br/mensagemdoce/103/artigo.htm).
Para conhecer as abelhas nativas da caatinga e as plantas importantes para sua nidificação (locais delas fazerem ninhos) indicamos as bibliografias abaixo relacionadas.
Abelhas da Caatinga - biogeografia, ecologia e conservação http://www.culturaapicola.com.ar/apuntes/libros/Caatinga/07_caatinga_cap02_abelhas.pdf
Espécies Vegetais da Caatinga Utilizadas pelas Abelhas Nativas
Espécies Arbóreas Utilizadas para Nidificação por Abelhas Sem Ferrão na Caatingahttp://eco.ib.usp.br/beelab/pdfs/MARTINS%20et%20al%20_Especies%20arboreas.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.