Vídeos

Visitas

domingo, 1 de abril de 2012

Agrotóxico de uso frequente é nocivo para abelhas, segundo cientistas

Colônias de abelhas mais diversas geneticamente são também mais saudáveis, de acordo com pesquisa da Faculdade de Wellesley (Foto: Divulgação / Richard Howard)
29/03/2012 19h24- Atualizado em 29/03/2012 19h24

Pesticida reduz número de rainhas e aumenta casos de morte fora da colmeia.
Uso acentuado pode ser uma das causas da redução do número de abelhas.


Agrotóxico gera prejuízos para colmeias e pode
reduzir população das abelhas (Foto: Divulgação /
Richard Howard)

Um grupo de agrotóxicos altamente utilizado em todo o mundo desde a década de 1990 é nocivo para as abelhas e também para as mamangabas, segundo dois estudos publicados nesta quinta-feira (29) na revista "Science".

A população destes insetos têm sofrido uma diminuição considerável nos últimos anos, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. O fenômeno, conhecido como Disordem de Colapso da Colônia, pode ter sido acentuado pelo uso de agrotóxicos neonicotinoid, segundo os novos estudos.
Entre os impactos dos agrotóxicos nas abelhas estão a redução do número de rainhas e perda de peso da colmeia. Além disso, os insetos têm de duas a três vezes mais chance de morrer ao sair do ninho para buscar alimentos.

Mortalidade
Em uma das pesquisas, realizada pelo Instituto Nacional de Investigações Agronômicas (INRA) da França, os cientistas colocaram chips eletrônicos nas abelhas para monitorar seu paradeiro.
Os insetos expostos ao pesticida tiametoxam tiveram dificuldades para chegar a suas colmeias, porque o produto interferia no seu sistema de localização cerebral. O número de insetos mortos pelo caminho foi entre duas e três vezes maior do que entre populações não expostas ao pesticida.
Baseados na taxa de mortalidade observado, os cientistas criaram um modelo matemático que previu que as populações de abelhas "contaminadas" se reduziram em um nível tão elevado que já não permite mais sua recuperação.

Rainhas O segundo estudo, realizado na Universidade de Stirling, no Reino Unido, colônias de abelhas jovens foram expostas a baixos níveis de agrotóxico chamado imidacloprid durante seis semanas.
Depois, os cientistas pesaram as colmeias e verificaram que elas se alimentaram menos em comparação com abelhas não expostas ao pesticida. Em média, o tamanho das colônias foram entre 8 e 12% menores.
Além disso, o número de rainhas foi 85% menor.

Fonte:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/agrotoxico-de-uso-frequente-e-nocivo-para-abelhas-segundo-cientistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão