O Ministério do Meio Ambiente lança periodicamente um livro com uma relação de espécies ameaçadas de extinção, chamado de Livro das Espécies Ameaçadas de Extinção.
No Capítulo Invertebrados Terrestre encontram-se as espécies de abelhas ameaçadas de extinção (ver páginas 380 a 383).
O número de espécies da fauna brasileira reconhecidas como ameaçadas de extinção chega a 627, como mostra o Livro Vermelho (Instruções Normativas do MMA nº 3/2003 e nº 5/2004).
No livro são apresentados dados sobre a biologia, distribuição geográfica, presença em unidades de conservação, principais ameaças, estratégias de conservação, indicações de especialistas e de núcleos de pesquisa e conservação envolvidos com as espécies. Essas informações são valiosas tanto para o gestor ambiental, cujo objetivo de trabalho é a elaboração e execução de políticas públicas, quanto para acadêmicos e o público em geral. Esta é a primeira vez que uma única obra reúne dados científicos sobre todas as espécies brasileiras reconhecidas oficialmente como ameaçadas de extinção.
Invertebrados Terrestres: http://www.mma.gov.br/estruturas/179/_arquivos/vol_i_invertebrados_terrestres.pdf
O Livro Vermelho Volume 1 e Volume 2
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=179&idConteudo=8122&idMenu=8631
É necessário a inclusão de algumas espécies de abelhas nativas no livro vermelho das espécies em extinção. Há muitas ameaças para as abelhas como devastação triplicada pelas mega obras e queimadas.Iran.
ResponderExcluir