Vídeos

Visitas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A APIME no III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura

A APIME participou do III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura ocorrido em Campina Grande-PB, nos dias 20, 21 e 22 de 2013.

Na primeira atividade do Congresso, na palestra sobre sustentabilidade no Semiárido, a APIME lançou uma discussão: A necessidade da conservação da Umburana de Cambão como forma de preservar as abelhas nativas do semiárido brasileiro. Daí por diane, em todo o Congresso em diversos espaços se passou a discutir sobre o assunto.

A APIME expôs nos standes da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores e da Unamel banners com a temática da conservação da umburana.

Na reunião das Federações dos estados do Nordeste, convocada pela Unamel,  a APIME apresentou a proposta de Moção de Iniciativa de Proteção da Umburana de Cambão, que depois de lida foi aprovada naquela instância deliberativa.
 
Depois, na atividade de encerramento e de deliberação do Congresso, foi anunciada e lida para os presentes, a Moção  para proteção da Umburana de Cambão, que foi aplaudida por todos.

Essa Moção traz um diferencial de outra apresentada em 2006 no Congresso Brasileiro de Apicultura. É o fato de que as Federações, a Confederação Brasileira de Apicultores e a Unamel se comprometem, em cada estado que atuam,  a criar mecanismos no sentido de criar legislação para proteção da Umburana.
 
O Texto da Moção abaixo:


III CONGRESSO NORDESTINO DE APICULTURA E MELIPONICULTURA
CAMPINA GRANDE – PE     
20, 21 e 22 DE NOVEMBRO DE 2013


MOÇÃO

Participantes do III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura, Campina Grande – PB, em 22 de novembro de 2013, APROVARAM a MOÇÃO DE INICIATIVA PARA PROTEÇÃO DA UMBURANA DE CAMBÃO – Commiphora leptophloeos,  COMO ESSENCIAL PARA A CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS do Semiárido Brasileiro,  por ser uma espécie vegetal que abriga NINHOS NATURAIS DE MELIPONÍNEOS no bioma Caatinga. Fica estabelecido que as Associações e Federações de Apicultores e Meliponicultores, a CBA e a UNAMEL presentes neste evento, ASSUMEM O COMPROMISSO EM CADA UM ESTADO onde atuam, DE PROMOVEREM MECANISMO PARA CRIAÇÃO DE  LEGISLAÇÃO PARA PROTEGER A UMBURANA DE CAMBÃO, no âmbito da proibição de seu corte, bem como, a elaboração de uma política dessa espécie na recuperação dos ambientes degradados do semiárido.de mudas e utilização de promoção de produção e de planos de seu plantio para recuperação de ambientes degradados do semiárido. 

Campina Grande, 22 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão