Vídeos

Visitas

terça-feira, 1 de março de 2016

APIME recebe doação de mudas de ubaias

Neste sábado, dia 27 de fevereiro,  uma equipe da Apime foi à casa do nosso amigo meliponicultor e sócio, Rodrigo Carvalho, em Aldeia, área metropolitana do Recife,  para recebermos dele mudas de ubaia, espécie frutífera nativa da mata atlântica. 


Lá fizemos um "tour" ambiental ao trilharmos entre a diversidade de plantas do seu jardim/pomar. 
Conhecemos "pessoalmente" diversas especies de plantas frutíferas. Entre as diversas plantas destacamos o achachariu que estava frutificado, as variedades grande (doce) e pequeno (mais azedo), a própria ubaia com uma frutificação esplendorosa e ainda: maracujá doce, pitangas, ingás, jaboticaba, acerola, mangueiras e outras. Um paraíso para as abelhas e para todos os seres.

Das abelhas tinham  uruçus, iraís, mosquito, moça branca, cupira distribuídas em colmeias dispostas nos beirais das casas, no meliponário coletivo e em suportes individuais espalhados no pomar.

Rodrigo mostrou a Alexandre uma colmeia pendurada no beiral de uma das casas e perguntou: sabes que abelha é essa? Lembras dessa abelha? E quase imediatamente já foi respondendo: "É uma Moça Branca, é aquela colônia  que você transferiu de um pé de sapoti na antiga casa do Recife para essa colmeia aí mesma".

Grande recordação! Nesse dia, a aproximadamente 20 anos atrás, estava ali junto de nós um garoto, que acompanhava e participava de todo o trabalho de remoção com muita atenção e dedicação. Esse menino era o Airton ,  hoje Doutor Airton Carvalho, que se especializou em Meliponicultura e atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Campus Serra Talhada.

Depois de andarmos toda a chácara, recebemos as mudas de ubaias, plantadas a um ano atrás, e que foram levadas para o Meliponario da Apime em Paulista - PE  e  parte delas deverá ser plantada em propriedades rurais familiares em Paulista- PE no sentido de enriquecer a diversidade da vegetação de frutíferas na região e com isso, além da melhoria da diversificação e incremento na produção, haverá um favorecimento às abelhas que passarão a visitar mais espécies vegetais.
Outra parte das mudas será utilizada na prática de trocas de sementes e mudas entre os sócios da APIME.

Agradecemos ao amigo Rodrigo Carvalho e a sua esposa pela recepção e pela doação das mudas, cujos gestos fortalecem o associativismo e os laços de amizade.



Carroceria do veículo com as mudas

Recebimento das mudas:
Auri Ferreira, Alexandre Moura, Rodrigo Carvalho, Thiago Melo, Walkíria Alves,
Flávia Lemos, Matheus (bebê) e Adgerlan Codácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão