Vídeos

Visitas

quarta-feira, 23 de maio de 2018

CONBRAPI 2018 - Apresentação dos trabalhos científicos dos pesquisadores da UFPE Renan Barbosa e Ewerton Felinto sobre Fungos e Abelhas

A APIME teve a horonsa satisfação de ter no Congresso Brasileiro de Apicultura a presença do Dr. Renan Barbosa - UFPE e do mestrando José Ewerton Felinto dos Santos - UFPE e orientando do Dr. Renan,  com apresentações de trabalhos sobre fungos encontrados em substratos relacionados às abelhas nativas.

O trabalho referente à Melipona scutellaris  teve os materiais biológicos (fungos) coletados dos substratos de colônias dessas abelhas nativas das colmeias dos Meliponários Didáticos da APIME no Parque Dois Irmãos e do Jardim Botânico do Recife.

O trabalho intitulado FUNGOS EM SUBSTRATOS RELACIONADOS À MELIPONA SCUTELLARIS. RENAN DO NASCIMENTO BARBOSA; José Ewerton Felinto dos Santos;Alexandre Jorge Pimentel Moura;Cristina Maria de Souza-Motta;Neiva Tinti de Oliveira.

O trabalho de Dr. Renan Barbosa resultou no desenvolvimento de 1.000 (mil) amostras de fungos e o mais importante, que dessas amostras foram identificadas 10 novas espécies de fungos, cujas descrições estão publicadas em revista de alto impacto (revistas científicas renomadas).

Além da alegria da APIME ter contribuído com esse trabalho, Dr. Renan Barbosa com sua grande generosidade, deu nome a um desses novos fungos de Penicillum apimei como forma de homenagiar a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores, o que deixa a todos nós muito honrados e agradecidos.


No Congresso foram apresentados mais 02 (dois) painéis, sobre os trabalhos científicos desenvolvidos, por esses pesquisadores na região da Caatinga em Pernambuco, sendo eles:

ESPÉCIES DE LEVEDURAS ISOLADAS NO MEL DE ABELHAS SEM FERRÃO DA CAATINGA EM PERNAMBUCO
José Ewerton Felinto dos Santos;RENAN DO NASCIMENTO BARBOSA;Ivana Roberta Gomes Alves de Souza Galvão;Hélio Fernandes de Melo;Bruno Severo Gomes

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE AMOSTRAS DO MEL DE Scaptotrigona depilis DA CAATINGA PERNAMBUCANA José Ewerton Felinto dos Santos;RENAN DO NASCIMENTO BARBOSA;Ivana Roberta Gomes Alves de Souza Galvão;Hélio Fernandes de Melo;Bruno Severo Gomes


Dr. Renan Barbosa - UFPE

Ewerton Felinto , mestrando da UFPE


APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão