Uruçu Cinzenta - foto Venturieri |
Fonte: http://www.apacame.org.br/mensagemdoce/111/artigo.htm
Materiais
2 frascos de vidro com tampa
Bastão de vidro ou colher
43 g de extrato de soja
14 g de sacarose
43 ml de água filtrada ou fervida
2,4 g de saburá de Melipona flavolineata (uruçú-amarela).
Preparo
Limpe os materiais: frascos de vidro e tampas, bastão de vidro ou colher de metal, com álcool 70 %. Coloque o extrato de soja no frasco de vidro. O frasco deve ficar preenchido ate, no máximo, a metade da altura, pois a massa final ira fermentar. Assim, escolha um frasco grande.
Aqueça a água ate a temperatura de 30 °C, coloque-a no outro frasco de vidro. No frasco com água, acrescente o açúcar e o inoculo de saburá. Tampe o frasco e agite-o até dissolver o açúcar e o saburá.
A água com açúcar e saburá devera ser despejada no outro frasco, contendo o extrato de soja. A mistura devera ser feita gradualmente e auxiliada com o bastão de vidro ou colher. É importante que a massa fique homogênea, bem misturada.
Em seguida, o frasco devera ser coberto com papel toalha, ou pano limpo, preso com elástico.
O frasco contendo a massa devera ser acondicionado em local escuro, protegido de formigas, em temperatura ambiente, desde que não seja inferior a 20°C.
A partir do quarto ou quinto dia será percebido os sinais de fermentação, bolhas e crescimento da massa. Ate o décimo dia este processo estabilizara, então, o frasco devera ser tampado e poderá ser armazenado em geladeira ou congelador.
Antes de fornecer para as colônias de M. flavolineata, o saburá semiartificial deverá estar em equilíbrio com a temperatura ambiente.
Abelhas Uruçu Cinzenta em alimentador com alimento proteico artificial. Foto: Venturieri |
Anexo 2 - Xarope de açúcar invertido (60 %) utilizado na Embrapa Amazônia Oriental
Ingredientes
12 Kg de açúcar
8 L de água
12 g de ácido cítrico
1 colher (café) de sal mineral
Como fazer
Misturar tudo e aquecer, mexendo até atingir 80º C. A partir desta temperatura, manter a mistura em fogo baixo por 25 minutos (em temperatura inferior a 80º C). Decorrido esse tempo, desligar o fogo e esperar o xarope esfriar naturalmente até 28-30 º C, quando assim poderá ser utilizado.
Colaboração: Levy e Vianey
"Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz." (Vitor Hugo)
ResponderExcluir