Nesta data, Dia 04 de agosto , data de nascimento do Paisagista Roberto Burle Marx, destacamos a importância dos espaço verdes nos centros urbanos para o refúgio de fauna, inclusive abelhas, que além de obterem seus alimentos, por vezes nidificam nesses locais.
São muitos desses espaços verdes que proporcionam condições melhores para a prática da meliponicultura em centros urbanos como é o caso no Recife em que diversos criadores mantem suas criações em suas residências.
Fonte: MARX, Roberto Burle. Arte e paisagem. |
Praça Faria Neves - Bairro de Dois Irmãos - Recife - PE |
Burle Marx nasceu em São Paulo e no Recife - PE trabalhou projetando e fazendo intervenções em diversas Praças para a capital pernambucana.
Em muitas dessas praças deu preferência ao uso de espécies vegetais brasileiras.
Algumas intervenções paisagisticas de Burle Marx no Recife.
Projeto de Burle Marx na Cidade de Vassoura, no Rio de Janeiro faz referência aos hexágonos da estrutura do favo das abelhas (Apis).
O Jardim Memorial Judaico, localizado no terreno da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras, projetado pelo paisagista Burle Marx, revitaliza a memória da colônia judaica na cidade no século XIX.
Os canteiros do jardim são em formato de hexágono (seis ângulos). Segundo Burle Marx, a idéia do hexágono, chamado por ele de casulo, casa de abelha, seria para simbolizar nossa condição humana que sempre, como as abelhas, tendemos voltar ao nossos casulos – nossas casas – O Memorial representa a “Casa de Todos Nós”. Conhecer toda a história no site www.memorialjudaico.org.br/home.htm.
Fonte e maiores informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.