Vídeos

Visitas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Brasil recebe “prêmio” Fóssil do Dia em Durban pelo Código Florestal

DIVULGEM!
AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL AMEAÇAM AS ABELHAS NATIVAS!



Brasil recebe “prêmio” Fóssil do Dia em Durban pelo Código Florestal

02 Dezembro 2011  

A  proposta de reforma do Código Florestal brasileiro deu hoje ao Brasil na  COP 17, em Durban (África do Sul),  um prêmio que nenhum país gostaria de receber:  o  Fóssil do Dia. A nada honrosa premiação  é concedida pela  ONG Climate Action Network  - CAN (Rede de Ação pelo Clima)   a países que emperram as negociações durante as Convenções de Mudanças Climáticas ( COPs).  Mas no caso do Brasil, a premiação não está relacionada à atuação do País nas negociações em Durban e sim ao projeto de lei  que altera o  Código Florestal.

A Climate Action Network  decidiu dar o primeiro lugar ao Brasil depois de uma afirmação do  Ministério do Meio Ambiente de que a nova lei iria ajudar o Brasil a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a cumprir as metas  de redução estabelecidas pelo país. 

De acordo com a ONG, se for aprovada, a nova lei do Código Florestal que está tramitando no Congresso, será um desastre para as florestas brasileiras, para o clima, para as populações indígenas do país, para a preservação da biodiversidade e os importantes serviços ambientais que elas prestam.

“Quando o Ministério do Meio Ambiente anunciou esta semana que a lei irá ajudar o Brasil a alcançar as metas de redução de emissões, a CAN não vê outra  alternativa a não ser dar ao Brasil nosso mais notório prêmio – o Fóssil do Dia”, diz a nota publicada no site do CAN.

Ainda, segundo a ONG, a ministra do Meio Ambiente aparentemente adiou a sua viagem a Durban devido às negociações do Código Florestal no Congresso.  “Nós calorosamente damos as boas vindas à ministra e pedimos que ela venha a Durban, receba o prêmio e explique ao mundo como  é possível  reduzir as emissões de gases de efeito estufa cortando árvores”, conclui a nota.

O atual texto, aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado, e que será votado em plenário em breve, anistia crimes ambientais cometidos até julho de 2008 e reduz as áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal. A votação no Senado está prevista para a próxima terça-feira, dia 6. Depois, a proposta ainda precisa voltar para a Câmara dos Deputados, para nova votação.

Para o WWF-Brasil, é vergonhoso para o país receber essa premiação, ainda mais quando se prepara para sediar a Rio+20. “Essa ‘premiação’ é mais um alerta. Esperamos que ela ajude o  Brasil a  repensar o caminho que está trilhando na condução da   do  Código Florestal e  que o Congresso  brasileiro não aprove a proposta do jeito que está, de maneira apressada, sem as discussões necessárias, para que a sociedade brasileira entenda os impactos desta lei para  os recursos naturais do Brasil”, diz Regina Cavini, Superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF-Brasil .

O segundo lugar da  “premiação” ficou com a Nova Zelândia e o terceiro com o Canadá.
A Climate Action Network – CAN (Rede de Ação pelo Clima) é uma rede mundial que agrupa em torno de 500 organizações que trabalham promovendo ações individuais e de governança para limitar mudanças climáticas causadas pela ação humana a níveis ecologicamente sustentáveis.  






Brasil recebe prêmio “Fóssil do Dia” por discurso na COP 17

O Brasil foi premiado na 17ª Conferência sobre o clima da ONU com um título não desejado por autoridades governamentais. O grupo de ONGs ‘Climate Action Network’ condecorou o Brasil com o “Fóssil do Dia”, prêmio garantido ao pior discurso do dia da COP 17. Para merecer o título, o discurso que foi considerado o pior pelos organizadores do “Fóssil do Dia” foi sobre a reformulação do Código Florestal, tema polêmico tanto dentro quanto fora do Brasil.
Em um comunicado coletivo para justificar a escolha pelo país, a ONG declarou “Brasil ganhou o título por sugerir que a reforma de sua legislação florestal vai efetivamente contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Esperamos que o governo brasileiro explique ao mundo como o corte de árvores pode ajudar a reduzir as emissões”. O grupo também destacou que o pronunciamento foi “cínico”. O critério para delimitar os candidatos é o pior discurso ambientalista.
O texto produzido pela ONG também defende que se o Código Florestal realmente for aprovado da maneira como atualmente está no Congresso, o impacto das mudanças vai afetar as florestas brasileiras, o clima, os povos indígenas e a preservação da biodiversidade.
A COP 17 está acontecendo em Durban e tem entre seus principais objetivos a necessidade de discutir a reformulação do Protocolo de Kyoto e a criação do “fundo verde”. Alguns países já se manifestaram contrário à continuidade do Protocolo, enquanto outros defendem o funcionamento imediato do “fundo verde”.

http://www.noticiasbr.com.br/brasil-recebe-premio-%E2%80%9Cfossil-do-dia%E2%80%9D-por-discurso-na-cop-17-31868.html



UM BLOG PARA VISITAR:
http://durban.blogs.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão