Vídeos

Visitas

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

APIME e a Estação Ecológica de Caetés promoveram Curso de Iniciação à Meliponicultura

A APIME e a Estação Ecológica de Caetés promoveram, no dia 09 de janeiro de 2014, curso de Iniciação à Meliponiculura voltado a capacitar servidores e parceiros da Unidade de Conservação para que possam lidar com as abelhas nativas naquela Unidade de Conservação.

O curso teve dois módulos, um de aula teórica e outra de aula prática. Foi abordado assuntos que agrangeram temas como diversidade das abelhas, importância na natureza, comportamento, técnicas de manejo da criação de abelhas nativas.

Na aula prática os participantes visitaram um meliponário no município de Paulista - PE.
Todos os participantes tiveram pela primeira vez oportunidade de conhecerem uma colmeia de abelha nativa e o interior de seu ninho.
 
 
 


A Estação Ecológica de Caetés - ESEC Caetés

A Estação Ecológica de Caetés (ESEC - Caetés), Paulista - PE, poderia ter sido transformada num aterro sanitário, mas graças ao empenho da Comunidade de Caetés I, de associações ambientalistas e de outras entidades, a obra foi embargada na década de 80.
 
 
O Governo do Estado de Pernambuco adquiriu a área com seus 157 hectares e a transformou em Reserva Ecológica, com a promulgação da Lei nº 9.989/87. Em dezembro de 1998, através da Lei Estadual nº 11.622/98, a Reserva Ecológica passa para a categoria de manejo denominada Estação Ecológica permitindo, assim, a visitação pública.
 
O remanescente faz parte da Floresta Atlântica que em muitas regiões já desapareceu devido à ação do homem. Nele, podem ser encontrados significativos exemplares da flora e da fauna típicos da Região Nordeste. Além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, a ESEC Caetés abriga atividades de educação ambiental conservacionista e de investigação científica, através de pesquisas sobre sua diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão