Vídeos

Visitas

sábado, 15 de setembro de 2018

Dr. Kerr e a APIME

Dr. Warwich Estevan Kerr, ou Dr. Kerr, foi e será sempre referência científica e histórica da apicultura e meliponiculutra.

Renomado geneticista, ficou mais conhecido como o cientista que introduziu abelha Apis africana no Brasil.

A APIME, fundada em 1991, surge tendo Dr. Kerr como uma das grandes referências na Apicultura e Meliponicultura.

Nos primeiros anos de vida da APIME, realizamos um evento da nossa Associação na UFRPE e que tivemos a honra de ter como palestrante Dr. Kerr. Além da excelente explanação, privilégio de quem pode conhece-lo, nossso convidado ilustre trouxe dezenas de saquinhos de papel com sementes da Moringa, que deixou ao longo do elevado do auditório, para que ao final do evento cada um pudesse pegar suas sementes, leva-las para plantar e principalmente recomendava difundi-las como espécie vegetal com propriedades especiais, como de suas sementes tratarem e remover a turbidez e tratar água e de suas folhas serem ricas em vitamina A, podendo ser seus brotos serem servidos em saladas.

Em 1994, a APIME teve  sua  primeira participação no Congresso Brasileiro de Apicultura, ocorrido em Caldas Novas, Goiás. As palestras de Dr. Kerr eram as mais concorridas. Naquela ocasião, meliponicultura em congresso era ainda insipiente. A APIME, porém levou fotografias de abelhas nativas para concorrer ao Concurso de Fotografia, lembrando que na época não existia fotografia digital. E para grande satisfação nossa, a APIME venceu o 1º Lugar do Concurso de Fotografias do X Congresso Brasileiro de Apicultura, com a fotografia, "Abelha Uruçu", do nosso sócio Jandy dos Santos. As palestras de Dr. Kerr eram as mais concorridas.

Em 1996,  no Encontro Sobre Abelhas de Ribeirão Preto, a APIME presenteou Dr. Kerr com a fotografia  "Abelha Uruçu" que o deixou muito surpreso e alegre e de imediato pediu permissão para utilizar a referida foto como capa de um livro de sua autoria que estava para ser lançado. Para a APIME uma grande e feliz surpresa e honra.


Em 1996, o Livro Abelha Uruçu - Biologia, manejo e conservação foi lançado pela fundação Acangaú, cuja capa estava lá a linda imagen da Abelha Uruçu, foto premiada no XI Congresso Brasileiro de Apicultura. Elegantemente, Dr. Kerr faz agradecimento ao autor da foto e a APIME registrado na página 147 do mesmo.

Capa do Livro de Dr. Kerr e foto APIME -
1º lugar no CBA 1994  de autoria Jandy dos Santos;



Em 2006,  no Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura - Aracaju-SE, a APIME lançou uma campanha  - Moção para a proteção da Umburana de Cambão como forma de conservar locais de nidificação de abelhas nativas do semiárido nordestino. Um abaixo assinado circulou e aí tivemos mais uma vez a participação de Dr. Kerr nas iniciativas da APIME, quando assina o referido abaixo assinado em que solicita a proteção dessa espécie nativa do semiárido nordestino.


Dr. Kerr, Alexandre Moura (Apime) e Marcelo Sobral (Apime) 

Dr. Kerr no momento da assinatura da Moção para Proteção da Umburana de Cambão.



Dr. Kerr, na Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, ao visitar o Espaço Ciência, prestigiou o stand da APIME onde apresentávamos trabalho sobre abelha uruçu, através do sócio Adgerlan Codácio.




Nós da APIME agradecemos ao Dr. Kerr pelos ensinamentos científicos e 
de vida de um grande ser!!!



WARWICK ESTEVAM KERR nasceu em 1922, em Santana do Parnaíba, SP, filho do Sr. Américo Caldas Kerr e de Dona Bárbara Chaves Kerr. Mudaram-se para Pirapora, São Paulo, em 1925. Foi alfabetizado aos 8 anos e meio por sua mãe, e fez o 1º ano na Escola Mista de Pirapora e o 2º e 3º na Escola Particular do Rasgão (Usina da Light). Um dos seus livros é dedicado ao Prof. Honório de Brito que teve muito a ver com a sua criatividade. Cursou o ginasial (5 anos) e Pré-Engenharia (2 anos) no Instituto Mackenzie. É Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (USP) - Piracicaba. Casou-se com a Profa. Lygia Sansigolo Kerr; lhes nasceram 7 filhos (Florence, Lucy, Américo, Jacira, Ligia Regina, Tânia, Hélio Augusto) que lhes deram 17 netos. Sua vida científica iniciou-se em Piracicaba (Doutorado, 1948; Livre Docência, 1950). Em 1951 foi Professor Visitante na California University, Davis e em 1952 na Columbia University. Em 1958, foi convidado pelo Prof. J. Dias da Silveira para auxiliá-lo a organizar o Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da recém-criada UNESP. De dezembro 1962 a dezembro 1964 acumulou a função de Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em dezembro de 1964 foi para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP para formar o Departamento de Genética. De março de 1975 a abril de 1979 foi emprestado ao CNPq para ser Diretor do INPA (Instituto de Pesquisas da Amazônia). Aposentou-se em janeiro de 1981 e onze dias 148 148 depois já era o Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) incumbido de criar o Departamento de Biologia. Por dez meses acumulou a função de Reitor-ProTempore da UFMA. Foi para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em fevereiro de 1988 como Professor de Genética e é atualmente o Coordenador do Curso de PósGraduação em Genética e Bioquímica da UFU. Em todas estas posições nunca parou de pesquisar os Meliponinae, especialmente o gênero Melipona, que é mais sujeito à predação dos meleiros. Tem 485 publicações, em vários assuntos. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da National Academy of Sciences of the USA, da Academia de Ciências do Terceiro Mundo e foi admitido à Ordem Nacional do Mérito Científico no Gran Gran Cruz.

Fonte: Abelha Uruçu: Biologia, Manejo e Conservação/ Warwick E. Kerr, Gislene A. Carvalho, Vania A. Nascimento e colaboradores. -- Belo Horizonte, MG: Acangaú, 1996; patrocínio Fundação Banco do Brasil.

Informações outras:

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/09/morre-aos-96-warwick-kerr-brasileiro-que-ajudou-a-decifrar-as-abelhas.shtml

www.abelhasemferrao.com/wp-content/uploads/2013/05/Abelha-Uru%C3%A7u-Warwick-Estevam-Kerr.pdf






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão