Vídeos

Visitas

domingo, 31 de julho de 2011

Cartilha: Abelhas sociais sem ferrão - IB - USP

Abelhas sociais sem ferrão usp
View more documents from APIME.

Esta foi uma contribuição para o Blog da APIME de Janaína Nathalie, Estagiária da APIME, estudante do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI-UFRPE, bolsista do Projeto da FACEPE - APIME - CODAI.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Plano Estadual de Mudanças Climáticas de Pernambuco

Quinta-feira - 28 de julho de 2011



Hoje realizou-se a Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA para a apresentação do Plano Estadual de Mudanças Climáticas de Pernambuco a convite do Secretário Sérgio Xavier, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS.



A APIME é entidade conselheira do CONSEMA e estava representada por Luiz Aleixo.
Luiz Aleixo, representando a APIME (ao centro de calça e camisa de cor clara)
Sec. Adjunto da SEMAS, Sr. Hélvio Polito apresentando o Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

Ao final da apresentação Luiz, Lula do Mel, parabenizou a apresentação e diz se orgulhar por Pernambuco sair na frente nesse processo.


Continuou afirmando ser necessário colocar em prática as ações (220)  previstas e já relacionadas no referido plano.
Trouxe para a reunião, como exemplo, uma situação registrada recentemente por matéria televisiva ocorrida no sertão de Pernambuco, referente a exploração predatória de carvão vegetal de espécies nativas da caatinga  por comunidade rural ou seja, a destruição da caatinga por R$ 4,00 o saco (de carvão), em que ensinando a essa comunidade a criar abelhas, existe possibilidade de se evitar ou minimizar a atividade de produção de carvão e assim melhor conservar a caatinga.

Disse ao Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade que a APIME, em articulação com os representantes da Sudene, Sebrae e técnicos da SEMAS presentes na reunião, propõe a elaboração de um Plano Estadual de Apicultura e Meliponicultura como forma de organizar esses setores no sentido de colaborar na efetivação de ações previstas no Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

Lembrando que a APIME participou da elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e uma das propostas apresentadas e contidas como metas do referido Plano foi:

Incentivar a Rede de Polinizadores, como forma de conservar os biomas

Grupo da Terceira Idade conhece o encanto das abelhas nativas

Um grupo da Terceira Idade do Projeto SESC-LER do Recife - PE  visitou o meliponário da APIME no Paque Dois Irmãos, no dia 23 de julho. Os visitantes ouviram atentamente as explicações sobre a abelhas nativas e sua importância na natureza através da explanação dos monitores do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas. Todos os visitantes saíram maravilhados com o que viram.

Estudantes Maranhenses visitam Meliponáiro da APIME

Estudantes do Instituto Federal Técnico do Maranhão - IFET visitaram o meliponário da APIME no Parque Dois Irmãos no dia 23 de julho.  A maioria não conheciam a existência das abelhas nativas. Porém outros citaram a abelha Tiuba como abelha da região deles.

 Foram abertas colméias onde cada visitante teve oportunidade de conhecer o ninho com seus discos de cria, potes de alimento, batume e outras estruturas.


Código Florestal tem destaque no site do Senado

O Senado Brasileiro tem um site especial sobre o Código Florestal Brasileiro.


http:\\www.12.senado.gov.br/codigoflorestal

Vale a pena visitá-lo!

A partir de agora a discussão será ainda mais acirrada e precisará da mobilização e pressão de todos os apicultores e meliponicultores no sentido de que NÃO seja votado o atual Código Florestal recentemente aprovado na Câmara dos Deputados, pois precisaria de mais tempo para discussões.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

APIME participou da IV Feira do Mel de Santa Maria da Boa Vista

A APIME participou, a convite da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista,  localizado a margem do Rio São Francisco,da IV Feira do Mel e da Capriboa ocorrida no período do dia 14 a 17 de julho.


Adgerlan Codácio, sócio da APIME e extensionista do IPA-PE ministrou uma palestra intitulada "Meliponicultura na Agricultura Familiar".

Esse um bom sinal de que a meliponicultura está sendo incorporada nas discussões e propostas da região do semiárido.




Agradecemos ao Sr. José Américo, extensionista do IPA, Gestor Público da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista que fez o convite a APIME para essa participação. A Secretária de Agricultura de Santa Maria vem trabalhando e se esforçando para que a Agroecologia venha a ter um destaque nas práticas agrícolas daquele município.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

APIME e a APA do Engenho Uchôa

APIME participou da audiência pública que exige implantação de parque na Mata do Engenho Uchoa

Audiência pública realizada nesta terça (11.07) discutiu a implantação do parque da Mata do Engenho Uchoa. na sede do Ministério Público de Pernambuco, no Recife-PE.

O Engenho Uchôa  agrega manguezal e mata atlântica abrangendo uma área de 191 hectares.


Representa um marco no movimento ambientalista de Pernambuco, luta na qual foi iniciada pelo Professor Vasconcelos Sobrinho.

A APIME solicitou ao Ministério Público, através do Promotor Geraldo Margela, que a Prefeitura do Recife:
  • Dê conhecimento a população dos limites fundiários da APA tendo em vista a imprecisão dos dados que são apresentados;
  • Retome os tabalho do Conselho Gestor da APA ou mesmo recriá-lo.
A participação da APIME na Audiência contou com a presença de três bolsistas do projeto da meliponicultura da Apime, alunos do Colégio Agricóla Don Agostinho Ikas (São Lourenço da Mata).

O Promotor elogiou a presença de jovens na Audiência evidenciando a importância deles com a continuidade das lutas ambientais.

A APIME estimula a formação e participação cidadã voltada para a preservação do meio ambiente.

Outras informações:
Movimento Engenho Uchôa - http://mataengenhouchoa.blogspot.com
Blog Meio Ambiente - JC - Verônica Falcão.

APIME participa de Audiência Pública sobre Agrotóxicos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na tarde de ontem (11), no Salão dos Órgãos Colegiados, no Recife, audiência pública para discutir sobre os impactos causados pela utilização de agrotóxicos em Pernambuco, suas consequências para a saúde do trabalhador e do meio ambiente.

A APIME participou da audiência e registrou a sua posição quanto ao uso dos agrotóxicos e evidenciando as suas conseqüências maléficas para a apicultura e  meliponicultura trazendo para a plenária as seguintes afirmativas:

“A agricultura agroecológica familiar não se faz sem a presença dos polinizadores nativos, principalmente as abelhas nativas”.

“Para as abelhas nativas não existe uso adequado dos agrotóxicos”

“Os agrotóxicos: matam as abelhas, Eliminam a flora (Herbicidas eliminam todo tipo de erva) e Contaminam seu produtos (mel e pólen)”.

“Trazemos alguns exemplos de que os agrotóxicos matam as abelhas nativas, seus indivíduos e suas colônias (locais de nidificação):
·         O “fumacê”, a pulverização de veneno contra o mosquito da dengue lançado ao ar dizimou inúmeras colônias de abelhas nativas nos centros urbanos de diversas cidades em todo o país.
·         O cupinicida utilizado no colmo de cana-de-açúcar na hora do plantio contaminam as abelhas que vão a estes pedaços de cana para sugar a exsudação (caldo de cana) e se contaminam levando para as colméias onde através da trofalaxe (troca de alimentos) contamina outras abelhas na colméia ocasionando a morte das colônias.
·         A pulverização aérea de veneno matam os polinizadores (abelhas nativas, sociais e solitárias) encontrados nos remanescentes de vegetação nativa (matas).”

“Declaramos que a APIME está alinhada com a posição dos demais participantes desta Audiência Pública no sentido de se banir o uso de agrotóxicos".


Transcrição de notícia do Ministério Público Estadual (http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20111207_agrotoxicos)
 Os agrotóxicos contaminam a produção dos alimentos e a água. Além disso, um dado alarmante preocupa diversas entidades: o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009.
Na ocasião, o promotor de Justiça, Edson Guerra, ressaltou a importância do tema que deve interessar toda a sociedade. “É necessário que a sociedade discuta esta questão sobre utilização de agrotóxicos, de modo que reflita o quanto é prejudicial à saúde o seu uso. Diminuir sua utilização não basta, é preciso que sejamos radicais e afastemos os agrotóxicos de uma vez. Esta já é uma prioridade da Promotoria de Reforma Agrária”.
Os agrotóxicos causam uma série de doenças sérias para os trabalhadores rurais, comunidades rurais e toda a população em geral que consomem alimentos com substâncias tóxicas. Dados oficias também revelam que o brasileiro consome 5, 2 litros de venenos por ano. “É necessário educação ambiental e mobilização geral da população. Espero que tenhamos participação ativa dos demais órgãos para entender que a metodologia proposta de eliminar os agrotóxicos é o que vai salvar as nossas famílias”, pontuou Guerra.
Ainda na reunião, o coordenador estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Plácido Júnior e o padre Thiago Torby, também representando a CPT, salientaram sobre os problemas que os agrotóxicos geram para a sociedade. “O agrotóxico é só um tentáculo do monstro que alimenta as grandes empresas que lucram com esse modelo. É hora de discutirmos que modelo queremos para nós”, disse Plácido.

Reportagem:
Agrotóxico reduziu produção de mel no RS, denuncia agrônomo (Sebastião Pinheiro), 2008.

terça-feira, 12 de julho de 2011

APIME participa da Oficina de Planejamento daa APA de Guadalupe

A APIME participou no dia 08 de julho da Oficina de Planejamento – Revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental APA de Guadalupe (APA – Área de Preservação Permanente é uma categoria de Unidade de Conservação).
A APA de Guadalupe fica localizada no litoral sul do estado de Pernambuco ocupa uma área de 44.799 ha, sendo 32.135 ha de área continental e 12.664 ha de área marítima, compreendendo os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Tamandaré. Possui uma diversidade de ecossistemas, que abrange mata atlântica, estuários, manguezais e bancos de corais. Localizada no litoral sul do estado de Pernambuco abrange em sua extensão áreas de mata atlântica, restinga, manguezal e a Reserva Biológica de Saltinho – REBIO - Saltinho (sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes).
Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - PE está inserida na área da APA de Guadalupe

Vista aérea da Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - PE

A participação da APIME teve como objetivo inserir nas discussões e no planejamento das ações da APA a meliponicultura como atividade voltada para conservação ambiental e melhoria das atividades rurais em razão do serviço ambiental de polinização oferecido por estas abelhas.
Os trabalhos do referido planejamento realizado com apresentações e formação de grupos. A Apime participou do grupo temático “Programa de Apoio à Agropecuária Sustentável” e apresentou as seguintes propostas que a partir de então passaram a fazer parte do Plano de Ação do Plano de Manejo da APA de Guadalupe:
Obs. Em negrito são as AÇÕES e em fonte normal os OBJETIVOS.
APOIO AOS SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS

Agroecologia:
·         Incentivar práticas agroecológicas
·         Oferecer assistência técnica

Adequação das Propriedades à Legislação Ambiental
·         Apoiar as propriedades para adequação às exigências legais (averbação da Reserva Legal, recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP).

Atividade Extrativista Local e Pesca
  • Apoiar as atividades extrativistas locais, tais como: coletores de caju, mangaba e marisqueiras.

APICULTURA e MELIPONICULTURA (criação de abelha nativa)
·         Conservação de espécies nativas e favorecimento da polenização.
 Obs. estes espaços públicos de lazer também são voltados para a conservação de espécies da  flora nativa como os cajueiros, mangabeiras, oitizeiros e outras de áreas próximas aos aglomerados urbanos.
A próxima etapa da participação da APIME é contribuir com apresentações de propostas específicas (projetos) para atividade de conservação de abelhas nativas, através da atividade de meliponicultura, principalmente voltada para os agricultores familiares.




Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão