A APIME participou no dia 08 de julho da Oficina de Planejamento – Revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental APA de Guadalupe (APA – Área de Preservação Permanente é uma categoria de Unidade de Conservação).
A APA de Guadalupe fica localizada no litoral sul do estado de Pernambuco ocupa uma área de 44.799 ha, sendo 32.135 ha de área continental e 12.664 ha de área marítima, compreendendo os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros e Tamandaré. Possui uma diversidade de ecossistemas, que abrange mata atlântica, estuários, manguezais e bancos de corais. Localizada no litoral sul do estado de Pernambuco abrange em sua extensão áreas de mata atlântica, restinga, manguezal e a Reserva Biológica de Saltinho – REBIO - Saltinho (sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes).
Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - PE está inserida na área da APA de Guadalupe |
Vista aérea da Reserva Biológica de Saltinho - Tamandaré - PE |
A participação da APIME teve como objetivo inserir nas discussões e no planejamento das ações da APA a meliponicultura como atividade voltada para conservação ambiental e melhoria das atividades rurais em razão do serviço ambiental de polinização oferecido por estas abelhas.
Os trabalhos do referido planejamento realizado com apresentações e formação de grupos. A Apime participou do grupo temático “Programa de Apoio à Agropecuária Sustentável” e apresentou as seguintes propostas que a partir de então passaram a fazer parte do Plano de Ação do Plano de Manejo da APA de Guadalupe:
Obs. Em negrito são as AÇÕES e em fonte normal os OBJETIVOS.
APOIO AOS SISTEMAS PRODUTIVOS SUSTENTÁVEIS
Agroecologia:
· Incentivar práticas agroecológicas
· Oferecer assistência técnica
Adequação das Propriedades à Legislação Ambiental
· Apoiar as propriedades para adequação às exigências legais (averbação da Reserva Legal, recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP).
Atividade Extrativista Local e Pesca
- Apoiar as atividades extrativistas locais, tais como: coletores de caju, mangaba e marisqueiras.
APICULTURA e MELIPONICULTURA (criação de abelha nativa)
· Conservação de espécies nativas e favorecimento da polenização.
Obs. estes espaços públicos de lazer também são voltados para a conservação de espécies da flora nativa como os cajueiros, mangabeiras, oitizeiros e outras de áreas próximas aos aglomerados urbanos.
A próxima etapa da participação da APIME é contribuir com apresentações de propostas específicas (projetos) para atividade de conservação de abelhas nativas, através da atividade de meliponicultura, principalmente voltada para os agricultores familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.