Vídeos

Visitas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente - Secretário de Meio Ambiente e Sustentabildiade de Pernambuco visita Meliponário da APIME

Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente a APIME realizou nos dias 04 e 05 de junho,  exposição sobre "As Abelhas Nativas e sua importância para natureza" no Parque Dois Irmãos (Zoológico do Recife).


O Secretário de Meio Ambiente de Pernanmbuco, Sérgio Xavier  prestigiou a exposição com sua visita à tenda e ao Meliponário da APIME. Ouviu atentamente as explicações sobre as abelhas nativas, conheceu a estrtura do interior da colônia de abelha uruçu e quis saber sobre a situação da conservação dessas abelhas no semiárido e o que podería-se fazer para protegê-las.
Foi a ele informado que as abelhas nativas do semiárido estão sofrendo com a degradação ambiental com o  desmatamento, a ação dos meleiros e o uso de agrotóxico em áreas agrícolas. Foi informado sobre  a importância  da árvore Umburana de Cambão como espécie fundamental para propiciar a nidificação natural dessas abelhas e consequentemente a sua conservação.
O Secretário demonstrou interesse em aprofundar as discussões sobre as possibilidades da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS em realizar trabalhos voltados a conservação desses polinizadores.
O Secretário Sérgio Xavier foi apresentado às estudantes do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/UFRPE que estão, através do Projeto de Iniciação Ciêntifica  - PIBIC Junior da FACEPE, sendo bolsistas do projeto de pesquisa no meliponário da APIME no Parque Dois Irmãos.





Um comentário:

  1. Muito bacana esse dia.
    As meninas mostraram para que vieram... Estão de parabéns!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão