Vídeos

Visitas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Luto na meliponicultura pernambucana

É com muita tristeza que a APIME comunica o falecimento do nosso amigo Irineu Renato Barbosa ocorrido no dia 15 de junho.

Conhecido por Dr. Renato, por ser dentista, foi um grande meliponicultor. Entusiasta e apaixonado por suas abelhas uruçus. Gostava de contar as histórias populares  ("causos") vivenciadas por ele, histórias que só ele sabia contar e que tanto nos alegrou. Com sua conversa suave e seu jeito brincalhão de ser conquistava amizades por toda parte que passava.

Meliponicultor assíduo nos Congressos de Apicultura e Meliponicultura, tornou-se uma referência para antigos e novos meliponicultores.

Montou diversos meliponários: Um em sua residência, no Recife-PE, outro ao lado da Reserva da Mata da Jaguarana-Paulista-PE em um terreno que adquiriu só para isso, um na casa de praia em Porto de Galinhas e outro numa propriedade de um amigo camponês em Taquaritinga do Norte região do agreste pernambucano.
Recentemente, acompanhava os trabalhos de conservação das abelhas uruçu-do-chão da região da Chapada do Araripe - PE, realizado pelo casal de meliponicultores Chagas e Selma, com os quais tinha grande afinidade.

Participou do Congresso Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura de Gramado - RS, em maio de 2012.

Renato Barbosa no Congresso Brasileiro de Meliponicultura em Gramado - RS, maio 2012.


Sentiremos saudades!

12 comentários:

  1. Retransmitindo, juntando as condolências da família meliponicultora do Rio de Janeiro, estivemos juntos na "Palavra do Meliponicultor" do último Congresso.

    Gesimar - Rio de Janeiro
    Rede de Discussão sobre Abelhas Nativas - ABENA

    ResponderExcluir
  2. Meliponicultores
    Venho aqui prestar tambem a nossa homenagem e dizer da triteza em perder mais um amigo da meliponicultura.
    O Dr Renato sempre foi muito conhecido e respeitado no nosso meio, homem realizador,afável e sempre pronto a ajudar.Deixa em Pernambuco um excelente trabalho,que é exemplo pra todos nós.

    Vai fazer muita falta a nossa causa,pois lá se foi mais uma liderança, que sabia rugir, quando precisava,indicava sempre ,convicto o rumo certo a seguir..

    Pedro Paulo Peixoto
    Meliponário Escola
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Prezados,
    Meus pêsames aos familiares e amigos do Dr. Renato.
    Respeitosamente
    Marcelo Sobral

    ResponderExcluir
  4. Minhas Sinceras Condolências a todos.

    Manoel Nunes

    ResponderExcluir
  5. É verdade, perdemos um grande defensor das abelhas melíponas, resta as boas lembranças e o ensinamento deixado por esse grande homem, que tanto nos ensinou a trabalhar e conviver com essas pequeninas e amavés abelhas, mas onde quer que estejamos no mundo da meliponicultura ele estará sempre presente, nos dando força para continuarmos a nossa luta em favor da preservação das nossa abelhas. Sabemos que estamos aqui de passagem, em quanto não chegar esse dia especial que Deus nos deixou, vamos fazer a nossa contribuição dentro do possível para darmos um futuro melhor para as novas gerações.

    luiz Gonzaga - PE

    ResponderExcluir
  6. Quero deixar meus sinceros sentimentos pelo nosso amigo de tantos congressos e encontros de Apicultores e Meliponicultores. Renato Barbosa "Dr. Renato"
    ... nós da APIME sempre lembraremos de você.

    ResponderExcluir
  7. Queiram bons amigos e companheiros do formidavel Renato, aceitar as mais sentidas condolencias, pelo falecimento de tão insigne criador de Urussus e formidavel criatura humana.Certamente,continuará a velar por todos nos na casa do nosso Bom Pastor,protegendo e amando a natureza como sempre fez com seu entusiasmo e alegria.Passou pela vida amando as abelhas e seus semelhantes.Ele está na paz do nosso Criador maior.

    Att Sebastião Ramos Gonzaga - Pres da APA

    ResponderExcluir
  8. Deus há de intronizar o nosso colega Renato e assim tornar a MELIPONICULTURA mais forte,
    mais atraente, mas protegida!
    Teócrito Vasconcelos

    ResponderExcluir
  9. Cara grande perda!
    Meus sentimentos
    Fred Leal - PE

    ResponderExcluir
  10. Apesar da grande tristeza em perder meu pai gostaria de agradecer a todos vocês que conviveram com ele nestes últimos anos , como e bom saber como ele era querido ! Agradeço a todos vocês em meu nome e da minha família abraços , Osmar Guedes

    ResponderExcluir
  11. Na condição de seu filho gostaria de agradecer a todos vocês por todo carinho , respeito e atenção dispensados ao meu pai durantes estes anos , em especial ao casal Selma e Chagas seus grandes amigos , obrigado ! Atc, Osmar Guedes Alcoforado Neto

    ResponderExcluir
  12. Prezados amigos,
    meus verdadeiros sentimentos aos familiares do Sr. Renato Barbosa e a todos que fazem a APIME. Pois o mesmo foi e sempre será um grande colaborador e conhecedor das abelhas nativas. Fica aqui a nossa eterna saudade do mesmo.

    Todos que fazem o SENAR Pernambuco.
    Antônio Ricardo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão