Vídeos

Visitas

sábado, 14 de setembro de 2013

Ecologistas devolvem à natureza abelha extinta na Inglaterra


Grupo foi à Suécia buscar abelhas que não existiam mais no Reino Unido.
Queda da população de abelhas tem efeito importante sobre plantas.

Da AP

Um programa conduzido por ecologistas britânicos devolveu à natureza uma espécie de abelha que havia sido declarada extinta na ilha. A medida teve o apoio do governo e de fazendeiros, que concordaram em plantar as flores preferidas do inseto.

Abelha da espécie 'Bombus subterraneus' (Foto: AP Photo/Nikki Gammans, HO)Abelha da espécie 'Bombus subterraneus' (Foto: AP Photo/Nikki Gammans, HO)
 
Cerca de 50 abelhas da espécie Bombus subterraneus foram soltas nesta segunda-feira (28). A abelha era comum na Europa, mas sofreu uma queda drástica ao longo das últimas duas décadas, por causa da destruição de seu habitat. Na Grã-Bretanha, foi declarada extinta 12 anos atrás.
saiba mais
 
A organização ambientalista Natural England foi a Skane, na Suécia, onde a espécie ainda sobrevivia, buscar abelhas para repovoar o Reino Unido. Os ecologistas também forneceram as sementes de flores aos fazendeiros que apoiaram o projeto, e só soltaram as abelhas quando as flores já tinham crescido.
“Há corredores de flores selvagens por todo o país, então realmente esperamos que as abelhas consigam se espalhar e crescer nos campos ingleses novamente”, disse Nikki Gammans, líder do projeto.
Segundo um relatório publicado em 2011 pela ONU, a população de abelhas sofre forte tendência de queda, não só pela destruição do habitat, mas também pelos pesticidas e parasitas naturais.
 
O declínio das abelhas pode se tornar um problema para os humanos, porque a reprodução das plantas depende dos insetos para espalhar as sementes – processo conhecido como polinização. Dos cem principais plantios usados para consumo de alimentos, mais de 70 são polinizados por abelhas.

Fonte:
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/05/ecologistas-devolvem-natureza-abelha-extinta-na-inglaterra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão