Vídeos

Visitas

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

APIME participa da Semana de Agronomia - SESAGRO da Universidade Federal Rural de Pernambuco



A APIME participou, no dia 24.10.2018, da Semana de Agronomia - SESAGRO da Universidade Federal Rural de Pernambuco em que ministrou a palestra "Experiências de trabalho com a agricultura familiar e agroecologia ministrada pelo presidente da APIME, Adgerlan Codácio da Silva que é extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA. O foco foi a agricultura familiar e a agroecologia.




Adgerlan fez uma apresentação baseada na sua trajetória de vida, de criança moradora de um sítio em Paulista, que com seus irmãos já naquela época se atraiam pela natureza e a vida silvestre. Do surgimento da APIME em suas vidas, o que esta associação transformou suas maneiras de verem e entenderem as coisas relacionadas com a natureza. E mais, a importância da APIME em oferecer oportunidades como de ter sido o primeiro estagiário de Agronomia no Espaço Ciência (Olinda - PE). Falou de sua trajetória profissional, como no LAMEPE - Laboratório Metereológico de Pernambuco. Depois relatou sobre seu ingresso no IPA através de concurso público e a atuação do profissional de Extensão Rural e os desafios e encantos que a profissão oferece.

O palestrante, em seguida, dividiu sua apresentação como Júlio Bento, exemplo de agricultor familiar e agroecológico do município de Paulista - PE que em menos de um hectare consegue produzir alimentos de grande diversidade e com a qualidade que só a agricultura orgânica pode proporcionar.


Júlio Bento, agricultor familiar da Mata do Ronca em Paulista - PE.

Júlio Bento, muita conhecimento e sabedoria.



Benoni  Codácio foi outro convidado de Adgerlan e apresentou a importância do trabalho da APIME  em recepcionar alunos no seu primeiro dia na UFRPE, onde a primeira experiência prática era conhecer as abelhas nativas do meliponário da APIME no Parque Dois Irmãos (Zoológico do Recife). Tal atitude, explicou ele, oportunizava aos alunos conhecerem, de forma prática, os polinizadores e suas relações com a natureza e agricultura e assim fazê-los pensarem na necessidade de proteger esse insetos, que passa pelo não uso de agrotóxico e pela conservação dos seus locais naturais de nidificação que geralmente são as árvores.

Benoni Codácio, Técnico em Agroecologia forma do pelo Serta faz sua explanação.


A SESAGRO é uma realização do Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A APIME agradece imensamente o convite feito pelo Diretório de Agronomia por ter dado a nossa associação a oportunidade de apresentar suas realizações no sentido de demonstrar aos alunos do Curso de Agronomia caminhos para suas atuações profissionais numa visão de as ações integradas entre a formação acadêmica, a participação institucional  e principalmente tendo com objetivo a melhoria das condições de vida de quem nos oferece tanto, que são os agricultores familiares e da responsabilidade na conservação do meio ambiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão