Vídeos

Visitas

domingo, 15 de maio de 2011

APIME participa do I Workshop de Seleção de Áreas Prioritárias para Conservação do Bioma Caatinga

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu nesta sexta-feira, 13.05, às 9h, no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTEC, o I Workshop de Seleção de Áreas Prioritárias para Conservação do Bioma Caatinga.
O objetivo do encontro foi identificar novas áreas prioritárias para a criação de Unidades de Conservação Estaduais no Bioma Caatinga em Pernambuco.

Áreas Sugeridas para Criação de Unidades de Conservação em Pernambuco - MMA

 
A ação está sendo coordenada por um grupo de trabalho que desenvolve trabalhos desde setembro de 2010 sendo formado pela Semas, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Codevasf, Ibama, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em Pernambuco (CERBCAA) e Ministério do Meio Ambiente.
 
Os técnicos representantes do Ministério do Meio Ambiente fizeram uma apresentação que  mostrou os diversos aspectos que justificam a criação de Unidades de Conservação com a citação da conservação, entre elas a conservação das abelhas jandaíras e suas criações racionais. 



 
A APIME esteve presente ao Workshop e evidenciou a necessidade de se preocupar com a categorização das Unidades de Conservação a serem criadas em virtude de algumas categorias de "Uso Sustentável" não garantirem a conservação das abelhas (dos seus locais de nidificação), a exemplo das Florestas Nacionais, que fazem exploração de produtos madereiros.
 
Também informou aos presentes que já está havendo discussões junto a diversas instituições, como a Secretaria de Agricultura e IPA,  sobre propostas de proteção da umburana de cambão destinada a conservação dos ninhos das abelhas nativas (proposta da APIME, cuja origem foi o Congresso Brasileiro de Apicultura em 2006) que extrapola os limites das Unidades de Conservação, mas que devem ser consideradas para a criação de unidades de conservação, principalmente aquelas previstas para regiões cuja a madeira é utilizada para a confecção de artesanato como o Moxotó.
 
 
As sugestões apresentadas para áreas de Unidade de  Conservação surpreenderam em razão das justificativas de proteção da fauna, ainda tão rica, ao mesmo tempo tão ameaçadas, como a região de Serra Talhada, onde onças pardas e outros felinos ainda são vistos (e lamentavelmente caçados) e outros animais como veados caatingueiros e porcos queixadas.
 
 Os trabalhos terão continuidade em outras reuniões em que a APIME certamente estará presentes.
 
O Secretário de Meio Ambiente, Sérgo Xavier, disse da necessidade de se ter informações disponíveis em banco de dados, de informações técnicas e de referência de acesso fácil,  que subsidiem os diversos trabalhos e propostas voltada para a conservação do meio ambiente.
 
A participação é fundamental para contribuirmos com a preservação do Bioma Caatinga e o cumprimento das Políticas Públicas Ambientais de Pernambuco, especialmente à Política de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei Estadual 14.090 de 17 de junho de 2010) e da Política Florestal do Estado de Pernambuco.




Sites sugeridos:
Ministério do Meio Ambiente - Núcleo Caatinga www.mma.gov.br>biodiversidade e florestas>caatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão